Centro Estadual de Atenção Especializada realiza primeiro seminário regional, em Teófilo Otoni

Objetivo da ação é fortalecer a rede de cuidados dos pacientes classificados como alto grau de risco no âmbito do SUS

Déborah Ramos Goecking

“Vários olhares, uma só missão: cuidar” - este foi o tema do 1º Seminário da Equipe Multidisciplinar, promovido pelo Centro Estadual de Atenção Especializada (Ceae) de Teófilo Otoni, na sexta-feira (2/6), na instituição de ensino Alfa Unipac, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Na ocasião, a equipe multidisciplinar que trabalha diretamente com a assistência dentro do Ceae apresentou o funcionamento de cada especialidade oferecida pelo centro. Participaram do evento profissionais da atenção primária dos 32 municípios pertencentes à área de abrangência do Ceae de Teófilo Otoni.

A gerente da pasta, Jakeline Salim, explicou que o objetivo da ação é fortalecer a rede de cuidados dos pacientes classificados como alto grau de risco, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “O que estamos propondo é uma reflexão sobre como melhorar essa assistência, de forma a garantir a continuidade do tratamento dentro da rede, fazendo valer o Plano de Cuidados elaborado pelo Ceae para cada paciente”, pontuou Jakeline.

A Resolução 6.946, de dezembro de 2019, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), descreve o Plano de Cuidados como sendo o conjunto de propostas terapêuticas elaboradas a partir da avaliação clínica multiprofissional e interdisciplinar.

Na prática, quando o usuário é encaminhado para o Ceae, passa por uma avaliação realizada por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistente social e farmacêutico. Após a avaliação, é elaborado um Plano de Cuidado Individualizado, que tem condutas e recomendações para o tratamento.

Esse plano é revisto periodicamente, conforme necessidade clínica, e compartilhado com a atenção primária de origem do usuário para acompanhamento conjunto da assistência. “O papel do Ceae é estabilizar a situação de saúde agravante do paciente de alto grau de risco, que após receber alta, será redirecionado à atenção primária, que dará continuidade ao tratamento conforme o plano de cuidado”, explicou Jakeline.

Ceae

O Centro Estadual de Atenção Especializada consiste na disponibilidade de serviços de saúde ambulatoriais especializados, organizados de acordo com as linhas de cuidados materno-infantil e saúde da mulher, com ênfase na propedêutica de prevenção de câncer de colo de útero, mama e urologia, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus.

O acesso aos Ceaes é regulado exclusivamente por meio da atenção primária - unidades básicas de saúde -, mediante avaliação da situação de saúde do usuário, conforme critérios estabelecidos pela Coordenação de Atenção Especializada Ambulatorial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

A referência técnica do serviço especializado da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, Deyse Daniela Rosa, explica que o Estado repassa anualmente um incentivo financeiro para manutenção do serviço especializado, visando a melhoria das condições e da qualidade do serviço prestado à população alvo. “As Unidades Regionais de Saúde têm o papel de orientar a adequada aplicação desse recurso e a organização do serviço, além de monitorar os indicadores assistenciais do centro e orientar os municípios sobre os critérios de encaminhamento de pacientes para o Ceae”, explicou Deyse.