BDMG e AMM oferecem curso gratuito de capacitação sobre regularização fundiária dos municípios

Com inscrições abertas, objetivo é sensibilizar gestores públicos sobre a importância da organização territorial para elaboração de políticas públicas

No próximo dia 3/8, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) promove, em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), curso gratuito sobre regularização fundiária municipal. Alinhada às estratégias do Programa Mineiro de Integração e Regularização Territorial (Minas Reurb), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), a capacitação on-line pretende abordar os benefícios e a viabilidade de ações sobre o processo de ordenamento dos territórios. O curso foi pensado para gestores públicos, mas qualquer interessado poderá se inscrever e participar da capacitação, que vai acontecer de 9h às 12h.

A regularização fundiária é uma iniciativa importante para o planejamento de políticas públicas. “Além de ser uma realização social, já que oficializa a posse daquele imóvel e garante segurança jurídica aos moradores, promove o desenvolvimento econômico das cidades, o ordenamento do espaço urbano, incentiva a economia local e aumenta arrecadação dos municípios”, ressalta o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto. “A oferta desse financiamento está alinhada à proposta do banco de apoiar o desenvolvimento regional. Não por acaso, devido à sua importância, esse assunto motivou a criação de uma linha de crédito do banco”, completa.

Para o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, a parceria com o BDMG está dentro das diretrizes da associação, que tem como foco a capacitação dos servidores públicos municipais. “A regularização fundiária é um ponto importante que deve ser tratado como prioridade pelos gestores. E esse curso só reforça uma de nossas bandeiras que é capacitar as pessoas para que a gestão nos municípios, em todas as áreas, seja cada vez melhor, atendendo os anseios da população”, explica.

Oferta de crédito

O BDMG oferece, desde junho do ano passado, uma linha de crédito específica para as prefeituras realizarem a regularização fundiária urbana. De forma rápida e 100% digital, os financiamentos podem ser direcionados para a contratação de consultorias técnicas que estruturam todo o processo, como mapeamento, georreferenciamento e pesquisa cadastral dos imóveis, projeto urbanístico, cadastro dos proprietários, despesas cartoriais, entre outros.

Mais de R$ 42 milhões já foram contratados ou estão em processo de análise/preenchimento pelas gestões municipais para pleitear o crédito.

O curso, aberto ao público, será conduzido pela Escola de Gestão Municipalista da AMM. Para participar do treinamento é necessário se inscrever neste link.