Bancos e Postos de Coleta de Leite Humano no Triângulo Mineiro: saiba onde doar

Sara Braga

No dia 19/5, comemora-se o dia nacional e mundial da doação do leite humano. A data representa um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, assim como, uma iniciativa a mais para a proteção e a promoção do aleitamento materno. Com o objetivo de coletar, processar e distribuir leite humano a bebês prematuros e de baixo peso no Triângulo Mineiro, há dois Bancos de Leite Humano (BLH) e cinco Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH) nas maternidades de alto risco vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios de Uberlândia, Uberaba, Araguari e Patrocínio.

O leite materno é considerado um alimento completo para garantir o crescimento e o desenvolvimento saudável da criança, além de ser de fácil e rápida digestão. Possui muitas substâncias de defesa, que não se encontram em nenhum outro leite. Além de reduzir a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Roberta Silveira, referência técnica em Saúde da Mulher e da Criança da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, explica que a doação de leite humano é muito importante para garantir a nutrição adequada dos bebês em tratamento nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal dos hospitais de referência da região, nas quais, manter os estoques supridos é um desafio.

“Em Uberaba e Uberlândia, as mães que se dispuserem a doar, podem ligar nos serviços de referência e se cadastrar, recebendo o suporte e as informações sobre a coleta e armazenamento adequados. Em Uberaba, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) é o serviço de referência, e em Uberlândia, fica no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU)”, completa Silveira.

Banco de Leite e Posto de Coleta de Leite Humano

O BLH é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta da produção lática da nutriz, seleção, classificação, processamento e controle de qualidade. Já o PCLH é uma unidade fixa ou móvel, intra ou extra-hospitalar, vinculada tecnicamente a um banco de leite humano e administrativamente a um serviço de saúde ou ao próprio banco. Veja os endereços abaixo:

Banco de Leite Humano (BLH)

Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas de Uberlândia - HC-UFU

Avenida Maranhão, 1.720 (esquina com rua Iguaçu)

Banco de Leite Humano de Uberaba - CAISM

Avenida Leopoldino de Oliveira, 1.160

Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH)

Posto de Coleta do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro

Rua Mata dos Pinhais, 410

Posto de Coleta de Leite Humano do MPHU - Uberaba

Avenida Nenê Sabino, 2.477

Posto de Coleta Vera Vinha - UFTM - Uberaba

Avenida Getúlio Guaritá, 130

Posto de Coleta de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Araguari

Praça Dom Almir Marques Ferreira, 02

Posto de Coleta de Leite Humano da Santa Casa de Patrocínio

Praça Honório Nunes, 552

Incentivo financeiro

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) promove e apoia diversas ações que incentivam o aleitamento materno no estado. Com o objetivo de ampliar e fortalecer a rede de bancos de leite e postos de coleta há estratégias estaduais com repasse de incentivos financeiros para ampliação, melhoria e custeio da Rede de BLH e PCLH no Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (SUS-MG).

BLH do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU)

O BLH do HC-UFU passou por recente reforma e contou com recursos da SES-MG. Reinaugurado há cinco meses, ampliou o espaço físico de 80 para 184 m², voltando para um cuidado mais humanizado para as mães e bebês.

A gestora da Unidade de Terapia Neonatal do HC-UFU, Daniela Marques, ressalta a importância do serviço no processo de doação e orientação há mais de três décadas. “Atualmente, temos, em média, 98 doadoras de leite humano que possibilitam a alimentação de aproximadamente 30 recém-nascidos de alto risco por mês, que ficam internados no hospital. Fazemos também, mensalmente, 700 atendimentos para orientações e ordenha de mães de recém-nascidos internados e dos bebês que estão saudáveis em casa, mas que apresentam alguma dificuldade no estabelecimento do aleitamento materno”.

Além da coleta do leite na casa da doadora, há o Disque Amamentação, exclusivo para esclarecer dúvidas e divulgar informações, e o atendimento é realizado pelo telefone (34) 3218-2666.

Saiba mais: https://www.saude.mg.gov.br/aleitamentomaterno