Secretaria de Fazenda conquista pela terceira vez certificação internacional por excelência em gestão de pessoas

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Com uma pontuação geral chegando a 84,87%, a Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) conquistou, pela terceira vez, o reconhecimento como uma instituição que valoriza e investe em boas práticas na gestão de pessoas.

Após uma criteriosa avaliação, seguindo parâmetros internacionais, a SEF aumentou a sua nota e foi contemplada com a certificação Top Employer 2024, garantindo a sua condição de excelência no desenvolvimento dos recursos humanos.

O anúncio oficial veio nesta quinta-feira (18/1) do Top Employers Institute, autoridade global nesse tipo de verificação em todos os continentes.

De acordo com a Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças (SPGF) da SEF, a avaliação ocorrida em 2023 para a concessão do selo 2024 passou pelas respostas a 255 questões, incluindo comprovações dentro de seis grandes eixos temáticos: Direcionamento Estratégico; Organização e Mudança; Marca Empreendedora, Desenvolvimento de Pessoas; Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão; e Engajamento e Reconhecimento.

Para o secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa, o selo Top Employer 2024 é mais um motivo de orgulho por tudo o que vem sendo realizado dentro da SEF.

“É o terceiro ano que a Fazenda recebe esse reconhecimento e isso mostra como a gente está aprimorando o desenvolvimento dos nossos servidores. São cursos, treinamentos, centenas de iniciativas para melhoria do ambiente de trabalho, investimentos em tecnologia e em recursos humanos. Isso vem coroar esse trabalho desenvolvido a médio prazo. E quem tem a ganhar, além dos servidores, é a sociedade mineira”, refletiu Gustavo Barbosa.

Com mais esse selo, a superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças da SEF, Blenda Rosa Couto, ratifica que as pessoas fazem a organização.

"Hoje é um grande dia para todos nós, servidores fazendários. A conquista do selo Top Employer Brasil 2024 reafirma o comprometimento da SEF com o respeito pelo servidor público, a valorização das pessoas, a adoção de melhores práticas, além de evidenciar a SEF/MG como uma instituição que atrai talentos. Neste início de ano, estamos recebendo com entusiasmo 431 novos servidores para integrarem o time, isso reflete que a SEF é um destino atrativo para profissionais talentosos que buscam um ambiente de trabalho comprometido e inovador”, afirmou.

Novos auditores fiscais

Tomando posse na manhã desta quinta, a nova auditora fiscal Marina Delfino, natural de Belo Horizonte e que vai trabalhar na Tributação, reconheceu que é uma felicidade ser recebida na Secretaria de Fazenda no momento que a instituição recebe mais uma certificação.

“Para mim será um desafio fazer parte dessa instituição e espero poder contribuir com ela para honrar Minas Gerais e sua população”, disse Marina.

Baiano de Jequié, Tadeu Andrade, também empossado nesta manhã, manifestou orgulho em integrar a Secretaria de Fazenda de Minas Gerais, principalmente quando ela é certificada mais uma vez com o Top Employer.

“Essa conquista é essencial tanto para o órgão como para a sociedade, que espera um valor que seja correspondente ao esforço que ela faz quando recolhe os tributos. É o nosso dever prestar serviços de excelência e isso é feito com a organização interna funcionando adequadamente, inclusive na gestão dos recursos humanos que ela dispõe”, afirmou.

Sobre a certificação

O Top Employers Institute é a autoridade global no reconhecimento da excelência nas práticas de RH das organizações privadas e públicas em todo o mundo.

Consiste em um programa de certificação que possibilita às corporações a construção de um diagnóstico das suas práticas e o aprimoramento do ambiente de trabalho.

Estabelecido há mais de 25 anos, o instituto já certificou cerca de 2,3 mil organizações em 121 países/regiões. Estes top employers certificados impactam positivamente a vida de 12 milhões de empregados pelo mundo.

Fazendo história

A SEF/MG participa ativa e regularmente do Grupo do Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ), que reúne representantes das secretarias estaduais de Fazenda de todo o país para compartilhamento de boas práticas e experiências, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos servidores.

Dessa forma, investe-se na qualificação dos servidores para que eles prestem e entreguem o melhor serviço público, garantindo os padrões de excelência adotados pela SEF em todas as práticas de RH, alinhados com os padrões de qualidade internacionais.

Com essa trajetória, em 2019, a SPGF/SEF formou uma equipe multidisciplinar a fim de consolidar as informações e evidências necessárias para conquistar a Certificação Top Employer.

Foram respondidas cerca de 600 questões e boa parte delas exigiam o envio de evidências que comprovassem as práticas de RH dentro das diferentes áreas temáticas.

Assim, a SEF/MG conquistou o selo em 2020, um marco como o primeiro órgão público da administração direta a ser certificado com o selo, alcançando 65% da pontuação geral.

Em 2022, um novo processo de certificação foi realizado, desta vez, respondendo a 352 questões, de seis grandes eixos temáticos, com a apresentação de comprovações, por meio de reuniões remotas, presenciais e de documentação para a certificação. O resultado foi a conquista da certificação Top Employer Brasil 2023, com 73,95% da pontuação geral.

E por último, em 2024, com 84,87% da pontuação geral, a SEF/MG alcançou, pela terceira vez, o reconhecimento a uma instituição que valoriza e investe nas boas práticas de gestão de pessoas. Neste processo de avaliação, em 2023, foram respondidas 255 questões e suas respectivas comprovações.