Relevância histórica do Diário Oficial de Minas Gerais é destaque no Minuto Se Liga

  • ícone de compartilhamento

https://redeminas.tv/A importância do Diário Oficial de Minas Gerais para a história do estado será apresentada, ao longo desta semana, na tela da Rede Minas. O jornal será tema do Minuto Se Liga, um interprograma realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), que tem como objetivo contribuir com o acesso ao conhecimento, de forma rápida e interessante, expandindo o repertório cultural dos mineiros.

Durante a gravação do programa, que aconteceu na antiga sede da Imprensa Oficial, o superintendente de Gestão do Diário Oficial, Rafael Freitas Corrêa, contou um pouquinho sobre como os fatos importantes que aconteciam em Minas Gerais eram retratados pela publicação, sobre a impressão, entre outras coisas.

“Falar sobre o Diário Oficial de Minas Gerais é sempre uma oportunidade de compartilhar aprendizados. Para além de todos os fatos e registros históricos que ele veiculou ao longo dos últimos 130 anos, é por meio dele que são perenizados registros do funcionamento da Administração Pública, como os atos oficiais que são diariamente publicados”, destaca Rafael.

O superintendente também ressalta uma das funções da publicação, que é dar acesso à população às normas do estado. “O Diário Oficial é um importante instrumento que contribui para o controle social, uma vez que proporciona a todos o acesso às decisões e normas editadas pelo Poder Público”, diz.

“Não bastasse essa função, o jornal Minas Gerais é também fonte de conhecimento, porque proporciona uma viagem no tempo, nos permitindo entender fatos e situações históricas, bem como visualizar a evolução da língua portuguesa”, conclui Rafael.

Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Kellen Senra, apresentar aos estudantes as ferramentas do Governo de Minas que levam informações para a população é essencial.

“Trazer esse conhecimento aos estudantes é primeiramente retratar a história e fatos registrados publicamente em nosso estado e também apresentar a importância da publicização de informações em nossa sociedade”, comenta.

Diário Oficial: 131 anos de história

A primeira edição do Diário Oficial foi publicada em 21 de abril de 1892. O Jornal Minas Gerais é o instrumento responsável por dar publicidade aos atos de governo e demais matérias de interesse público.

No ritmo das transformações tecnológicas, a produção evoluiu dos antigos clichês, passando pela máquina linotipo e pela impressão em off-set, e, desde março de 2019, ele é completamente eletrônico, com assinatura digital que atende aos requisitos de autenticidade, integridade e validade jurídica e interoperabilidade da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Já foram publicadas no Diário Oficial matérias dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e, por meio delas, foi contada parte da história do estado, não apenas pelos registros normativos e administrativos.

A publicação documentou fatos nacionais e internacionais, posses de governadores, suas respectivas biografias, eventos e acontecimentos que interferiram nos contextos político, econômico e social nos quais a sociedade mineira estava inserida.

Minuto Se liga

Trata-se de pílulas de conhecimentos e curiosidades para diferentes públicos. O programa vai ao ar nos intervalos da programação da TV, além das mídias sociais da Rede Minas.

Com linguagem rápida e concisa, os conteúdos são informativos e diversificados: datas comemorativas, dicas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), fatos curiosos, variedades, informações, macetes de matemática, dentre outros.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a SEE/MG e a Rede Minas.