Regional da Emater-MG em Capelinha tem nova sede

A partir desta terça-feira (19/12), a unidade regional da Emater-MG em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, passará a funcionar em novo endereço. O espaço cedido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) oferecerá melhor estrutura ao público atendido e reduzirá as despesas da unidade. Para marcar a data, será realizada uma solenidade com a presença do diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, e o chefe de gabinete da Seapa, Rodrigo Carvalho Fernandes.

Emater / Divulgação

O novo endereço da regional fica na rua Capitão Domingos Pimenta, 19, no Centro de Capelinha. O prédio tem dois andares e pertence à Seapa, que cedeu o imóvel por cinco anos para a regional da Emater-MG.

“Na parte financeira iremos economizar R$ 36 mil por ano, que eram destinados ao pagamento do aluguel da mesma. As novas instalações irão abrigar a sede da unidade regional e o escritório local da Emater em Capelinha”, diz o gerente regional, Valmar Gonçalves. Ele reforça que as novas instalações irão proporcionar bem-estar no local de trabalho e que “o público atendido terá um local de fácil acesso e com espaço adequado para atendimento de qualidade”, conclui.

Outro ponto importante é que, no prédio, também funciona o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Isso facilita a vida dos agricultores familiares e produtores rurais, que têm no mesmo espaço órgãos vinculados à Seapa, que prestam serviços essenciais para as suas atividades.

Na sede da unidade regional em Capelinha trabalham 11 funcionários. Mas, no total, são 36 empregados - entre extensionistas, administrativos e estagiários que prestam o serviço de assistência técnica e extensão rural a 22 municípios. São 14 mil agricultores familiares e produtores rurais atendidos. Os assistidos pela regional são beneficiados com diversos programas e ações.

Um exemplo, em 2023, é a atuação da unidade da empresa no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), garantindo que 483 agricultores familiares comercializem seus produtos para a rede de ensino. Outro destaque é o trabalho da unidade voltado para o desenvolvimento da cafeicultura na região. Em média, por ano, são realizados cerca de 2 mil atendimentos aos cafeicultores, com orientações sobre o manejo das lavouras e a gestão das propriedades, visando a produção de cafés de qualidade, geração de renda e a preservação ambiental.