Projeto Rural Sustentável - Cerrado promove Dia de Campo sobre agropecuária de baixa emissão de carbono em Uberaba

  • ícone de compartilhamento

O Campo Experimental Getúlio Vargas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Uberaba, sedia no próximo dia 11/10 (quarta-feira), um Dia de Campo com foco na eficiência produtiva dos sistemas integrados de produção.

No evento, que integra o Projeto Rural Sustentável - Cerrado (PRS - Cerrado), o chefe da Epamig Oeste, Fernando Franco, doutor em Ciência do Solo, vai apresentar os resultados da pesquisa: Eficiência produtiva dos sistemas integrados de produção. Nas estações de campo, os participantes terão acesso aos dados na prática, com a participação da pesquisadora e coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Bovinocultura da Epamig, Edilane Aparecida da Silva e de Ângelo Hebert Moreira Arcanjo.

A programação terá início às 9h e as vagas são limitadas. Os Dias de Campo são iniciativas que ocorrem mensalmente em diferentes municípios e fazem parte das ações do Projeto Rural Sustentável, executado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), com o objetivo de sensibilizar produtores rurais para a implementação da agropecuária de baixa emissão de carbono.

Nos eventos, são realizadas palestras e apresentados exemplos de aplicação das tecnologias abordadas pelo Projeto, o que garante um espaço para trocas de experiências com especialistas e produtores e produtoras rurais que se interessem por uma produção sustentável. “O objetivo dos Dias de Campo é debater temas relacionados às áreas de atuação do PRS - Cerrado, como manejo sustentável, educação ambiental e outras estratégias para implantação da agropecuária sustentável e integrada, sistemas agroflorestais, recuperação e manejo de pastagens degradadas”, afirma Marília Ramos, coordenadora de campo do PRS - Cerrado.

PRS - Cerrado

O PRS - Cerrado tem como principais objetivos mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos e médios produtores no bioma Cerrado. O trabalho é feito por meio do incentivo à adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono, acesso à assistência técnica e a diversas ações de capacitação para públicos variados, bem como o apoio financeiro a organizações socioprodutivas de produtores(as) para fortalecer a organização produtiva e a comercialização da produção rural.

O PRS - Cerrado atua nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, em municípios que possuem um percentual significativo de pastagens degradadas, elevadas taxas de desmatamento e aptidão para introdução de sistemas integrados de produção.

Cooperação Técnica

A iniciativa é resultado de uma Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como beneficiário institucional, e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) como responsável pela sua execução e administração. A Embrapa é a responsável pela coordenação científica e a Associação Rede ILPF pelo apoio