Projeto da Fhemig recebe destaque em Prêmio Mineiro de Gestão de Serviços e Ações de Saúde

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Alexandra Marques

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) recebeu Menção Honrosa para o Prêmio Mineiro de Gestão de Serviços e Ações de Saúde, no eixo Boas Práticas, durante o evento Conexão Minas, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), no início de dezembro.

Na ocasião, a Diretoria de Contratualizações, Faturamento e Parcerias (DPAR) da Fundação apresentou o projeto intitulado “Normatização dos procedimentos de preenchimento dos prontuários e documentos obrigatórios para fins de faturamento no âmbito da Fhemig”.

O trabalho, de autoria da diretora da DPAR, Diana Martins Barbosa, da assessora da DPAR, Wivian Aparecida Dornelas Couto, e da coordenadora do Faturamento da Administração Central da Fhemig, Beatriz de Fátima Ribeiro – foi importante para divulgar e padronizar as regras de faturamento dentro das unidades da Fundação, em procedimentos como internações e consultas ambulatoriais, ressaltando a importância do registro das informações. 

“Acreditamos que esse prêmio é uma maneira da SES-MG reconhecer o esforço da Fhemig em organizar o processo de faturamento dos nossos hospitais e dar visibilidade a todas as ações e atendimentos realizados por eles”, afirma Diana Barbosa.

Para ela, o processo de melhoria do faturamento significa evidenciar as unidades junto ao Ministério da Saúde e à SES.

“O principal desafio deste projeto é qualificar o registro assistencial, aumentando a segurança dos pacientes e profissionais e fortalecendo a gestão. Trata-se de um processo de melhoria contínua, em que a cada nova habilitação ou serviço implantado gera um novo desafio de dar transparência a todo atendimento realizado”, explica.

Segundo Wivian Couto, o projeto permitiu que a Administração Central e as unidades ampliassem o conhecimento sobre o processo de faturamento e estreitassem ainda mais o trabalho em equipe, com maior controle e gestão do faturamento, identificação da prestação de assistência das unidades, menor número de contas rejeitadas e mais agilidade para faturar.

“Quando um paciente recebe alta, a Fhemig tem até seis meses para faturar todos os gastos que envolvem a internação daquele usuário. A DPAR, por meio dos indicadores no Pacto de Gestão, proporcionou, junto às unidades, uma otimização desse processo e, hoje em dia, conseguimos faturar a maioria dos prontuários em até um mês após a alta, o que também é um grande mérito das unidades”, ressalta a assessora.

Beatriz Ribeiro destaca que as melhorias representam um ganho imensurável para a assistência prestada ao paciente.

“Foi um trabalho que nos deu a oportunidade de demonstrar a importância do prontuário e dos registros de atendimentos prestados.  Foi um avanço mapear todos os setores por onde o paciente é atendido e elencar os documentos e ações necessários para um prontuário completo e de boa qualidade”, conclui a coordenadora do Faturamento.