Programa Água Doce inaugura obras do Sistema de Dessalinização no município de Manga 

  • ícone de compartilhamento

Mais um conjunto de obras do Sistema de Dessalinização do Programa Água Doce (PAD) foi inaugurado, nessa quarta-feira (13/12), desta vez no município de Manga, no Norte de Minas. A ação contempla sete comunidades rurais: Paraterra II e III, Justa II, Espinho, Nhandutiba, Bebedouro, Canabrava e Pajeu, atendendo 591 famílias, totalizando 2.364 habitantes. 

Ao todo, 62,2% da população será beneficiada com o abastecimento de água, 10,7% pelo tratamento de esgoto e 0,8% pelos serviços prestados de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

No mês de outubro de 2022 foi assinado junto ao então Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), o Acordo de Cooperação Técnica e o contrato que prevê a execução de 30 sistemas da Fase II do Programa Água Doce em Minas Gerais, com investimento de R$ 9,3 milhões.  

A ação visa reforçar as ações do Programa Água em Minas Gerais, elevando de 69 para 99 os Sistemas de Dessalinização, por meio do Programa. 

O sistema de dessalinização é a estação de tratamento da água salobra do poço, onde existem etapas que vão tratando e adequando essa água ao Padrão de Potabilidade para consumo humano (Água Doce). 

Com a implantação dos sistemas de dessalinização é possível revitalizar os poços tubulares existentes, elevando desta forma o acesso à água potável de qualidade e melhoria de vida da população local.