Nota - Desenvolvimento Social

O governador Romeu Zema agradece o importante trabalho prestado pela economista Elizabeth Jucá à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), sendo uma das primeiras secretárias selecionadas ainda no início desta gestão, em 2019.

Foram cinco anos e cinco meses de dedicação e comprometimento para desenvolver políticas sérias e essenciais no campo social. A secretária deixa a pasta devido às regras da desincompatibilização do período eleitoral.

Entre algumas das realizações, estão os reajustes do Piso Mineiro de Assistência Social e a criação do Auxílio Emergencial Mineiro, que beneficiou mais de um milhão de famílias em situação de extrema pobreza durante a pandemia de covid-19.

Sob sua gestão, ainda houve a implementação de projetos nacionalmente reconhecidos, como o Trajeto Moda, a distribuição de absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social, e o protocolo Fale Agora, uma das principais iniciativas no país de enfrentamento à violência sexual em espaços de comércio, serviços, turismo e lazer. Ela também coordenou os Programas Percursos Gerais e Minas Forma.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG (mais fotos: clique aqui)

O governador agradece o empenho e a dedicação da secretária Jucá e deseja sucesso em seus novos caminhos profissionais.

A nova secretária de Desenvolvimento Social será a deputada estadual Alê Portela (PL), integrante da base do governo na Assembleia Legislativa. Formada em Direito, com mestrado em Direito Ambiental e Sustentabilidade e MBA em Governança, Riscos e Compliance, Portela possuiu mais de 12 anos de atuação no desenvolvimento de políticas públicas, tendo atuado como secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem e como conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em Minas Gerais.