MG Transplantes e veteranos da FAB promovem ação conjunta pela doação de órgãos

  • ícone de compartilhamento

Neste sábado (4/5), o MG Transplantes e a Associação de Veteranos da Força Aérea Brasileira de Minas Gerais (AVFAB-MG) realizam, em cinco pontos estratégicos distribuídos na capital e no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, uma campanha conjunta com o objetivo de conscientizar e incentivar a população para a doação de órgãos e tecidos. 

O cirurgião e diretor do MGTX, Omar Lopes Cançado, e o presidente da AVFAV-MG, comandante Lúcio, estarão na Praça da Liberdade, às 11h, momento em que o médico irá esclarecer dúvidas em relação aos transplantes e à doação de órgãos. 


Os veteranos da AVFAB-MG vão contar com voluntários do MG Transplantes e da Cruz Vermelha distribuídos pelos cinco pontos definidos para a ação: Praça da Liberdade – próximo ao Coreto; Praça Sete de Setembro – no início da Rua Rio de Janeiro; Terminal Rodoviário de Belo Horizonte - Praça Rio Branco, 100 – Centro; Rua Padre Pedro Pinto, 1500 - em frente ao Shopping Popular – em Venda Nova e Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Confins (Aeroporto Tancredo Neves). 

Lista de espera

Embora o volume de doações no estado tenha sido o melhor da última década em 2023, com aumento de 10% das doações de múltiplos órgãos em relação a 2022, a fila de espera aumentou.

De acordo com o MG Transplantes, até o dia 29/4 deste ano, em Minas Gerais, 7.514 pessoas aguardavam por um transplante, sendo 3.741 de córnea, 3.581 de rim, 88 de fígado, 29 de coração, 68 de pâncreas/rim e 7 de pâncreas. 

Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), em 2022, sete pessoas morreram por dia enquanto aguardavam por um transplante no Brasil. Em 2023, foram oito mortes diárias, num total de 3.014 óbitos no ano passado.

Veteranos em ação

A AVFAB-MG, criada em maio de 2019, reúne quase uma centena de veteranos da Força Aérea Brasileira de Minas Gerais e é presidida pelo veterano Sidmar Lúcio dos Santos – comandante Lúcio, 60 anos. 

Essa é a primeira campanha pela doação de órgãos e tecidos promovida pela AVFAB-MG. Segundo o comandante, existe a expectativa de que a ação seja realizada a cada três meses a partir de 2025. 

Serviço

Campanha conjunta para incentivar doação de órgãos

Data: 4/5/2024 (sábado)

Horário: 11h

Local de atendimento à imprensa: Praça da Liberdade, próximo ao Coreto 

Mais informações para a imprensa: 
Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig)
(31) 3915-8490 / (31) 3915-9332 / acs.jornalismo@fhemig.mg.gov.br