Hospital Regional Antônio Dias promove ação em prol da campanha Setembro Verde

O Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) – da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) – localizado em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, fará uma ação em prol da doação de órgãos, nesta sexta-feira, 29/9, às 10h, no estacionamento da unidade. O evento contará com a participação de servidores do hospital e depoimentos de um transplantado cardíaco e duas famílias que autorizaram a doação de órgãos de parentes que estiveram internados no HRAD.

Sobre a doação de órgãos

O número de transplantes em Minas Gerais vem aumentando – foram 1.573 procedimentos efetivados em 2020, 1.733 em 2021 e 2.003 em 2022, o que revela a retomada das doações com a estabilidade dos casos da covid-19 no país. Em 2023, somente na regional Oeste, na qual está inserida Patos de Minas, foram realizadas 165 doações de janeiro a agosto. O número chega a 1.409 em todo o estado. Porém, as estatísticas permanecem distantes do necessário para atender à demanda de transplantes no estado. A média de recusa das famílias para a doação de órgãos também cresceu: está em torno de 45%; sendo que, em 2019 (antes da pandemia) chegou a 25%.

A lista de espera por órgãos e tecidos para transplantes em Minas somava, até agosto deste ano, 6.404 pessoas.

A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). A doação de alguns órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea pode ser feita em vida.

Para a doação de órgãos de pessoas falecidas, somente após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica é que o procedimento pode ser realizado. O mais comum é que aconteça com pessoas que sofreram algum tipo de acidente que provocou traumatismo craniano ou que foram vítimas de um acidente vascular cerebral (derrame) e evoluíram para morte encefálica - interrupção irreversível das atividades cerebrais.

Para a doação acontecer, apenas a resposta positiva dos familiares é necessária – não é preciso deixar nenhum registro sobre esse desejo em vida. As dúvidas da população podem ser esclarecidas pelo telefone 0800-2837183 ou na página www.saude.mg.gov.br/doeorgaos.

Ação Setembro Verde

Data: 29/9

Horário: 10h

Local: Estacionamento do HRAD - Rua Major Gote, 1231, Centro, Patos de Minas (MG)