Governo de Minas celebra Dia da Inconfidência Mineira e presta homenagem à Bárbara Heliodora, em Ouro Preto

  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema participa, neste domingo (21/4), às 9h, em Ouro Preto, na região Central do estado, do tradicional evento que celebra o Dia da Inconfidência Mineira.

Durante a cerimônia, serão 171 homenageados com as medalhas, por contribuições para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, receberá o Grande Colar.

O ato da entrega da Medalha da Inconfidência, com presença de público, será realizado no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Já a honra militar, com a presença dos Dragões da Inconfidência, o hasteamento da bandeira, a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira e a salva de 21 tiros, é realizada na Praça Tiradentes, no coração da cidade histórica.

A inconfidente Bárbara Heliodora será homenageada. Porção de terra do túmulo de São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, será levada para o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, para depósito no Panteão dos Inconfidentes, espaço que celebra os heróis desse período emblemático da história.

Imprensa

O registro de profissionais e órgãos de imprensa para cobertura da solenidade foi realizado previamente, com credenciais já distribuídas. Não haverá credenciamento no local.

Jornalistas que não se credenciaram dentro do prazo poderão acompanhar a transmissão ao vivo pela Rede Minas - na TV, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

Serviço

Data: 21/4/2024 (domingo)

Horário: 9h

Local: Centro de Artes e Convenções da Ufop – Rua Diogo de Vasconcelos, 328, Pilar, Ouro Preto (MG)

Obs.: Não haverá credenciamento no local.