Funed recebe visita do diretor do Programa Nacional de Imunizações

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) recebeu, na segunda-feira (30/10), o diretor de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis (DPNI/SVSA/MS), do Ministério da Saúde, Eder Gatti, junto da coordenadora-Geral de Gestão de Insumos, Thayssa Victer.

A visita é uma forma de estreitar laços entre dois órgãos fundamentais para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Eder Gatti cumpriu agenda em Belo Horizonte de 29 a 30/10 para acompanhar, entre outros compromissos, o lançamento das Ações de Multivacinação no estado de Minas Gerais.

Na agenda de visita à capital mineira, estava também o encontro com o presidente da Funed, Felipe Attiê, que aconteceu no início da tarde na instituição.

Para Eder Gatti, foi muito importante conhecer a estrutura da Funed que, segundo ele, é essencial para o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“A Funed fornece vacinas contra a meningite, uma doença que ainda circula na nossa população, causa muitas mortes e deixa sequelas. É uma doença que tem impacto social muito grande. Então, a fundação exerce um papel fundamental para o Programa Nacional e para o SUS. Estar aqui é muito importante para estreitar laços com a instituição”, afirmou.

A produção de soros da fundação – que tem previsão de retomada no segundo semestre de 2024 – foi outro tema abordado pelo diretor do PNI.

De acordo com ele, há grande expectativa de que a Funed retome com a produção de soros, ao passo que existe uma demanda reprimida do antídoto no Brasil. “A gente precisa ampliar a produção no país e a Funed tem muito a contribuir nesse sentido”, ponderou.

Visita aos espaços da Funed

Eder Gatti e Thayssa Victer visitaram a unidade fabril V (fábrica de biológicos) e as câmaras frias onde já estão armazenadas, desde setembro, as vacinas da meningite C que aguardam somente a assinatura do contrato com o Ministério da Saúde para serem liberadas e distribuídas em todo país.

O presidente da Funed reforçou a importância de receber o MS.  “Servimos o PNI já faz muito tempo e queremos estreitar laços com o Ministério da Saúde para servir cada vez melhor na produção de vacinas e outros produtos. Para a Funed, esse encontro significou ainda o reconhecimento do trabalho que estamos fazendo, com todos os servidores, para melhorar nossos processos, produtos e para avançarmos de forma consistente na ajuda ao SUS”, finalizou Felipe Attiê.