Funed capacita representantes dos Lacens em Produção e Controle de Qualidade de Meios de Cultura

  • ícone de compartilhamento

Fundação Ezequiel Dias (Funed)  encerra, nesta sexta-feira (10/11), o curso teórico e prático “Produção e Controle de Qualidade de Meios de Cultura” para representantes de nove Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens). Com predominância das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, estão presentes no treinamento, que começou no dia 7/11, equipes técnicas dos Lacens do Acre, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Tocantins, além de uma representante do Hospital da Criança, em Boa Vista/Roraima. 

Wendy Leanz / Funed

A seleção foi feita levando em consideração os Lacens que nunca participaram de treinamentos anteriores e que foram os primeiros a se inscrever quando o processo foi aberto pela Funed. A proposta é que novas capacitações sejam realizadas no próximo ano, sejam elas presenciais ou por videoconferência, de forma a contemplar mais participantes. 

Para a chefe da Divisão de Fabricação de Bioprodutos e Preparo de Materiais da Funed, Michelle Rodrigues da Costa Lara, é com muita satisfação que a equipe recebe representantes de Lacens com realidades tão diversas. “Quando lançamos o edital para os interessados em participar do curso, percebemos que uma pergunta recorrente era a maneira correta de se preparar um meio de cultura. Porém, ao longo desses dias, o que os participantes têm visto é que não existe uma forma única. Cada laboratório público tem a sua maneira, que varia de acordo com a estrutura física e com os recursos humanos disponíveis. E essa troca de experiências é essencial para promover mudanças nas rotinas de cada Lacen”, frisa. 

A responsável pela produção de meios de cultura para o Hospital da Criança de Boa Vista, Adriana Di Paula do Nascimento Fernandes, ressaltou a importância de participar da capacitação. “Toda a parte da biologia médica para o Hospital da Criança é feita no setor onde eu trabalho e estar aqui hoje, como a primeira representante do hospital a fazer esse curso, é muito relevante. O que eu aprender aqui, certamente vou levar e aplicar, uma vez que sou a única no setor a realizar esse trabalho de meios de cultura”, conta. 

Os representantes do Lacen de Mato Grosso, Júlio Marques de Oliveira e Elisangela Fátima do Espírito Santo Rosa, também destacaram a importância de estar na Funed para adquirir experiência, uma vez que ambos “colocam a mão na massa” para atender a toda demanda do estado, de qualquer tipo de meio e solução que esteja ao alcance da equipe. “Nós viemos para poder somar. Estamos em processo de mudança, uma vez que vamos para um prédio novo e com isso, está em andamento o processo de acreditação e todo conhecimento adquirido aqui irá ajudar muito”, conta Elisângela. 

Meios de Cultura e Soluções 

O Serviço de Produção de Meios de Cultura e Soluções da Funed, além de produzir os meios de cultura e soluções, é responsável por expedir kits de coleta e transporte de amostras (coqueluche, meningite, difteria, vírus respiratórios, tuberculose, monkeypox) para os 853 municípios de Minas Gerais. 

A produção conta com equipamentos automatizados para o preparo, envase e distribuição dos meios de cultura. O Serviço conta com um portfólio de 246 tipos de meios de cultura e soluções, que são fornecidos para os laboratórios internos da Funed e para os municípios mineiros. Para verificar a promoção de crescimento e viabilidade dos meios de cultura, é utilizada a técnica de diluição seriada, conforme preconizado na Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - RDC n° 11.133 de 2014.