Forças de segurança de Minas promovem ação de conscientização contra exploração sexual de crianças e adolescentes no Centro de BH

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), promove o dia D da Operação Caminhos Seguros, nesta quinta-feira (16/5), na região da Rua Guaicurus, no Centro de Belo Horizonte.

Iniciada no dia 2/5, a operação se estende até segunda-feira (20/5) para reprimir e evitar o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes, em uma coordenação de forças de segurança de Minas Gerais e instituições parceiras.

Na ação desta quinta-feira, representantes de todas as instituições formarão equipes integradas para conscientizar a população sobre o combate à exploração sexual infantil e incentivar denúncias por meio do Disque Denúncia Unificado 181 e o Disque 100 (Direitos Humanos). Haverá distribuição de panfletos e fixação de cartazes com informações sobre o tema.

Proposta pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Caminho Seguros prevê o desenvolvimento de ações policiais em todo o país, preventivas e repressivas, concentrando esforços integrados e coordenados para o desenvolvimento de ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em Minas, a operação é coordenada pela Superintendência de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp e, além das forças de segurança – Polícia Militar (PMMG), Polícia Civil (PCMG)Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e Polícia Rodoviária Federal –, também conta com ações do Ministério Público e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG).

Data: 16/5/2024 (quinta-feira)

Local: Rua Guaicurus, 624 – Centro, Belo Horizonte