Fapemig empossa novo presidente 

  • ícone de compartilhamento

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) deu posse a Carlos Alberto Arruda de Oliveira como novo presidente, nesta terça-feira (14/11). 

O nome foi escolhido por meio de lista tríplice enviada pelo Conselho Curador da Fapemig ao governador Romeu Zema, e o resultado foi publicado no Diário Oficial no dia 27/10/2023. Carlos vai substituir Paulo Sérgio Lacerda Beirão, que finaliza seu mandato também nesta terça-feira (14/11).

Carlos Arruda é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1980), mestre em Administração pela UFMG (1988) e doutor em Administração Internacional, pela University of Bradford (Inglaterra, 1992). Atualmente, é professor na área de Inovação e Competitividade e Gerente do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral (FDC). 

O professor também é membro do Conselho Técnico Científico do Instituto Venturus (Brasil), do Conselho Assessor do Kellogg Innovation Network (EUA), do conselho da Universidade de Angola (Angola) e do júri do Globe Award on Sustainable City (Suécia). É também membro do Global Council on Talent and Diversity do World Economic Forum (Suíça), 2008 – 2010 e do Conselho do Unicon (EUA) 2005 – 2011. 

Carlos Alberto Arruda de Oliveira atua, ainda, como coordenador no Brasil dos Estudos World Competitiveness Yearbook do IMD e do Global Competitiveness Report do World Economic Forum, pesquisador nas áreas de Gestão de Inovação, Competitividade Internacional, Longevidade Empresarial e é autor e co-autor de diversas publicações no Brasil e exterior, sobre os temas: gestão cultural; internacionalização de empresas; competitividade internacional; gestão da inovação e longevidade empresarial. 

Na FDC, atuou como gestor e diretor em diversas áreas.