Epamig lança boletim técnico sobre a cultura do repolho verde

  • ícone de compartilhamento

Minas Gerais é o quinto maior produtor brasileiro de repolho com, aproximadamente, 46 mil toneladas por ano e produtividade média de 25 toneladas por hectare, acima da média nacional. A cultura tem valor econômico e social por empregar boa quantidade de mão de obra, sendo cultivada em várias regiões do país.

Nessa perspectiva, a nova edição do boletim técnico sobre cultura do repolho verde tem como objetivos reunir princípios teóricos e práticos da produção do repolho verde e disponibilizar, aos produtores e técnicos, informações e tecnologias que visam à melhoria da qualidade do produto e da renda do produtor, contribuindo para o desenvolvimento da cultura, especialmente em Minas Gerais.

A publicação aborda aspectos como exigências climáticas e época de plantio, cultivares e híbridos, sistema de cultivo, preparo do solo, calagem, nutrição mineral e adubação, irrigação, pragas e doenças da cultura do repolho verde, bem como colheita, classificação e embalagem do produto.

Todos esses aspectos contribuem para uma produção bem orientada, principalmente, quanto ao uso racional dos recursos naturais e dos defensivos agrícolas, que podem aumentar a eficiência produtiva e comercial dos horticultores, gerando maior competitividade e melhor qualidade de vida. O boletim técnico está disponível na Livraria da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).