Emater auxilia no Projeto Horta Socieducativa do Presídio de Resende Costa

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG) é parceira no Projeto Horta Socioeducativa, do Presídio de Resende Costa, no Campo das Vertentes, junto com a prefeitura do município.  A construção de uma horta e uma estufa na unidade prisional busca promover a ressocialização dos detentos e o acesso à alimentação balanceada e de qualidade.

A horta foi construída em maio, mas o projeto só foi iniciado em abril de 2023, com a assistência técnica da Emater-MG no preparo de solo, compostagem e produção de mudas. Na última semana, foi realizada uma capacitação em caldas orgânicas para ajudar na manutenção da horta.

“O curso foi sobre a da importância do uso de caldas e biofertilizantes para manter a sanidade do solo e das plantas. Também reforçamos que esses hábitos evitam doenças nas verduras e suprimem deficiências de minerais”, explica o coordenador técnico regional da Emater-MG, Carlos do Carmo Rodrigues.

Além da iniciativa de promover a ressocialização dos detentos, as hortaliças cultivadas no presídio são doadas para instituições assistenciais de Resende de Costa, como o Hospital Nossa Senhora do Rosário, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Asilo São Camilo de Lélis e para a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae). Dentre os alimentos cultivados e doados estão couve, alface, beterraba, cenoura, mostarda e rúcula.