Copasa apresenta resultados de projeto que transforma lodo das ETEs em fertilizante orgânico

  • ícone de compartilhamento

A Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa) apresenta, nesta terça-feira (24/10), às 9h30, em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Minas Gerais, os primeiros resultados do projeto Compost Tree “Produção de fertilizante orgânico composto classe B a partir do biossólido gerado nas ETEs”.  

O objetivo é a produção em escala industrial do fertilizante utilizando o lodo gerado pelas Estações de Tratamento de Esgoto da Copasa (ETEs) e resíduos da poda urbana de árvores.  Ao deixar de enviar o lodo de esgoto para os aterros sanitários, o projeto visa minimizar os impactos ambientais causados pela emissão dos gases de efeito estufa e contribui para a economia circular. 

O projeto piloto – o primeiro da Copasa para utilização de lodo desidratado de ETE para este fim – foi inspirado na experiência da cidade de Saga, no Japão, trazida pelo corpo técnico da companhia após participação de missão promovida pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). 

 A iniciativa é resultante do acordo de parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) assinado entre a Copasa e a Transplantar Tree e conta com o apoio da Cemig

Serviço 
Apresentação dos primeiros resultados do projeto Compost Tree “Produção de fertilizante orgânico composto classe B a partir do biossólido gerado nas ETEs da Copasa 


Data: 24/10/2023 (terça-feira)

Horário: das 9h30 às 11h30 

Local: Estrada Municipal Círio Diniz Camargos, 800 – Comunidade Caracóis – Esmeraldas - RMBH