Bombeiros de Minas seguem para o Rio Grande do Sul para apoiar nas operações de busca por desaparecidos no Vale do Taquari

Diante dos novos alertas emitidos para chuvas e cheias com acúmulo de até 200 milímetros no Rio Grande do Sul, estado que já vinha sofrendo devastações, os Bombeiros Militares de Minas foram acionados para apoio local. Após tratativas entre os governos estaduais, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) seguirá em missão para a região Sul do país, neste domingo (15/10), para suporte à busca por desaparecidos no Vale do Taquari, na faixa central do RS.

A equipe mineira é formada por quatro (4) militares e três (3) cães de salvamento. Dada a vasta extensão da área atingida e com cinco (5) vítimas ainda por localizar, o trabalho exigirá rodízio entre as equipes de busca com cães. O CBMMG prestará apoio com essa equipe de 17 a 23/10. Após essa data, uma segunda equipe, com a mesma quantidade de militares e cães, assumirá a continuidade dos trabalhos até 30/10.

As equipes, ao se deslocarem para o Rio Grande do Sul, levarão, além dos cães, equipamentos exclusivos para auxílio nas buscas. Os militares irão atuar de forma integrada aos bombeiros do Rio Grande do Sul e à equipe de salvamento local para otimizar o esforço de localização das vítimas desaparecidas.

Experiência

Os binômios (cão + condutor) selecionados foram recentemente submetidos a um rigoroso exame de Certificação Nacional. eles passaram por avaliação de árbitros de outras instituições e se destacaram nas habilidades de busca por vítimas em diversas situações.

A equipe direcionada possui experiência pela atuação em diversas missões, como as operações envolvendo o rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho, no deslizamento de encosta em Petrópolis, além dos eventos hidrológicos e geológicos ocorridos na Região Metropolitana do Recife, no estado de Pernambuco.

Serviço

Deslocamento dos Bombeiros de Minas para apoio nas buscas por desaparecidos no Rio Grande do Sul

Data: 15/10/2023 (domingo)

Horário: 4h (madrugada)