Abastecimento em Capelinha será suspenso temporariamente neste sábado (30/9)

  • ícone de compartilhamento

Em razão da suspensão programada de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, a Copasa informa que o abastecimento de água no município será temporariamente suspenso neste sábado (30/09). O fornecimento será restabelecido gradativamente após a volta da energia pela concessionária responsável. 

O gerente regional da Copasa em Diamantina, Vilsom José de Amorim, responsável pelo abastecimento de água em Capelinha, detalhou como é realizado o abastecimento das residências após esta situação. “O processo de normalização do fornecimento de água após o retorno da energia acontece de forma gradativa, uma vez que a recuperação de reservatórios e caixas d’água demanda tempo em função da necessidade de acumulação de volume de água”, disse.  

Amorim lembrou a importância de economizar água nestes momentos. “Sabemos que é muito ruim ficar sem água em casa. Por isso, vale um alerta à população em relação ao consumo consciente. Também não podemos deixar de pedir a compreensão dos moradores de Capelinha neste momento”, finalizou o gerente.  

Consumo consciente          

Quando a água retorna após um período de desabastecimento, os imóveis que a recebem primeiro a utilizam em maior volume, ocasionando aumento abrupto do consumo, o que gera atraso na recuperação dos reservatórios, e por consequência, na regularização do abastecimento para as partes mais altas.  

A Companhia ressalta que está empenhada em garantir o fornecimento de água de qualidade a todos, mas pede a colaboração da população em relação ao consumo. Simples ações do dia a dia contribuem para essa economia. 

Ao lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, fazer a barba e ensaboar a louça, é importante manter a torneira fechada, e abrir apenas na hora de enxaguar. Usar o balde no lugar da mangueira para lavar o carro e utilizar vassouras para limpar as calçadas também faz toda a diferença.