Simave completa 25 anos com avanços na avaliação da aprendizagem e fortalecimento da educação mineira

 Seminário em Jaboticatubas reuniu autoridades, gestores e especialistas para discutir os impactos do sistema na qualidade do ensino

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Com o objetivo de celebrar a trajetória de um dos sistemas de avaliação educacional mais consistentes e duradouros do país, foi realizado, nos dias 20 e 21/5, o seminário “Simave 25 anos – Uma construção coletiva”, em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento foi promovido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF), com apoio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), e reuniu gestores escolares, especialistas, autoridades e instituições parceiras.

Criado em 2000, o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) se consolidou como referência nacional, ao oferecer diagnósticos contínuos e aprofundados sobre o desempenho dos estudantes da rede estadual. Ao longo de 25 anos, os dados produzidos pelo Simave têm subsidiado a formulação de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino e à promoção da equidade educacional em Minas Gerais.

“É muito importante destacar e celebrar os 25 anos de muita coragem, muita vontade e mudança da educação mineira. Minas é destaque quando o assunto é Simave. A criação desse sistema foi fundamental para que pudéssemos mensurar a aprendizagem dos estudantes e transformar dados em ações concretas na sala de aula”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, na abertura do evento.

Programação 

A programação do seminário contou com a participação de representantes do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF) e de especialistas convidados. 

Um dos destaques foi a roda de conversa com gestores que contribuíram para a construção e consolidação do Simave ao longo dos seus 25 anos de existência. Mediada pelo secretário Igor de Alvarenga, a conversa foi marcada por reconhecimento e homenagens aos profissionais que deixaram sua marca na trajetória do sistema. 

Participaram da mesa a diretora da Fundação Caed/UFJF, Lina Kátia Mesquita, o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), José Francisco Soares, entre outros especialistas que contribuíram para a evolução da política de avaliação educacional em Minas.

“Esse sistema traz a marca da SEE/MG de garantir a aprendizagem correta na idade certa. O Simave oferece um diagnóstico rico sobre as habilidades já desenvolvidas pelos estudantes e aponta os caminhos para avançar ainda mais. Tudo isso com foco no trabalho do professor, oferecendo orientações pedagógicas efetivas”, explicou a coordenadora geral do Caed, Lina Kátia.

Boas práticas

No segundo dia do seminário, a programação foi dedicada a oficinas técnicas, palestras e ao compartilhamento de experiências bem-sucedidas de escolas da rede estadual. Um dos destaques foi a Escola Estadual Miguel José da Cunha, do município de Porteirinha, no Norte de Minas.

Localizada em uma região afastada dos grandes centros urbanos, a escola montou um plano de ação para garantir a participação de todos os estudantes nas avaliações. O trabalho também envolveu a equipe pedagógica, com foco no uso dos resultados para qualificar o ensino e reduzir a defasagem de aprendizagem. Foram promovidas reuniões de planejamento, oficinas por área do conhecimento, aquisição de obras literárias e outras ações estratégicas.

O Simave completa 25 anos reafirmando seu papel como instrumento essencial para orientar o trabalho das escolas e fortalecer a aprendizagem dos estudantes mineiros. O sistema segue como exemplo nacional de avaliação comprometida com a qualidade e a equidade na educação pública.

 



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