Governo de Minas entrega mais de cem veículos ao DER-MG para renovação da frota

Departamento não renovava frota há mais de dez anos; veículos vão auxiliar na fiscalização das rodovias, transporte de passageiros e carga

O Governo de Minas entregou, nessa terça-feira (2/7), 106 veículos ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG). A nova frota é composta de 60 viaturas, 32 caminhonetes e 14 SUVs. Os investimentos são de R$ 17,5 milhões. Há mais de dez anos o departamento não renovava a sua frota.

Os veículos serão distribuídos para as 40 Unidades Regionais do órgão para auxiliar na fiscalização do transporte intermunicipal e metropolitano e, também nas obras de construção e manutenção das rodovias mineiras.

As viaturas do tipo sedan são dotadas de sinalizador luminoso (giroflex) e autofalante para fiscalizações mais ostensivas. Os veículos SUVs, com câmbio automático, serão para uso misto em estradas não pavimentadas e asfaltadas. Já as caminhonetes de tração 4x4 e motor diesel, por possuírem maior altura do solo, serão escaladas para executar incursões em terrenos mais difíceis.

Os veículos destinados às equipes de fiscalização DER-MG são utilizados no monitoramento de trânsito nas rodovias estaduais; do transporte de pessoas e de carga e do uso ou ocupação da faixa de domínio. Eles auxiliam, ainda, nas vistorias do sistema de transporte coletivo intermunicipal de passageiros; dos veículos do transporte intermunicipal de estudantes e de escolares e dos veículos do serviço de táxi metropolitano.

DER-MG / Divulgação

“Quando proporcionamos melhor estrutura ao DER-MG, nós garantimos maior qualidade para as nossas rodovias e, consequentemente, isso impacta positivamente a vida dos mineiros” ressaltou o secretário de Governo Gustavo Valadares.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, “equipar o DER-MG acaba refletindo também nas atividades da Seinfra, uma vez que os órgãos são vinculados e desenvolvem atividades complementares”.

“A aquisição de uma nova frota é uma antiga reivindicação dos servidores do DER-MG. Com os 106 veículos equipados com modernos dispositivos de fiscalização voltados tanto para o transporte intermunicipal e metropolitano, quanto para o acompanhamento de obras rodoviárias, aprimoraremos nosso grau de eficiência em nossas atividades rotineiras”, explicou o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

Além disso, os carros são destinados ao planejamento, coordenação e a execução, direta ou indireta, das obras e dos serviços de engenharia de manutenção e recuperação rodoviária, de recuperação de obras de artes especiais (viadutos e pontes), bem como dos serviços de conservação do patrimônio rodoviário estadual e de garantia da segurança viária.

Serão utilizados, ainda, para transportar as equipes técnicas no acompanhamento das obras e os serviços de engenharia de sondagem, construção, implantação, pavimentação, ampliação de capacidade, duplicação e alargamento de rodovias.

Cada veículo da frota do DER-MG roda, em média, mais de 2 mil quilômetros por mês, o que equivale a um motorista ir de Belo Horizonte a Recife, no estado de Pernambuco.