Fapemig: credenciamento de instituições no Programa de Capacitação de Recursos Humanos será contínuo

Iniciativa oferece bolsas de formação e treinamentos para servidores do Estado lotados em instituições que atuam em ciência, tecnologia e inovação

Fapemig / Divulgação

O Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) é uma ação destinada a servidores estaduais lotados em instituições que realizam atividades de ciência, tecnologia e inovação. Por meio do programa, é possível solicitar, dentre outros bolsas de formação (nível pós-graduação) e treinamentos individuais e coletivos.

Para participar, é necessário que as instituições realizem seu credenciamento na Fapemig. A novidade é que, a partir de 2023, esse credenciamento acontecerá em fluxo contínuo. Isso significa que não é mais necessário aguardar as chamadas para credenciamento, a adesão pode ser feita a qualquer momento, observadas as diretrizes registradas na Portaria PRE nº 10/2023.

A proposta de credenciamento deve ser elaborada e submetida por meio de formulário eletrônico disponível no Sistema Everest. Ela é analisada pelo corpo técnico da fundação e passa por análise de mérito da Câmara de Julgamento do PCRH. Se aprovada a adesão, terá a validade de cinco anos, contado a partir da publicação do resultado no site da Fapemig e no Diário Oficial do Estado.

Não é necessário novo credenciamento para as instituições devidamente credenciadas ao PCRH, devendo essas instituições solicitarem à Fapemig somente a renovação do credenciamento com antecedência mínima de 120 dias do termo final de sua vigência.

Atualmente, 14 instituições estão cadastradas no PCRH Fapemig: Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Fapemig, Fundação João Pinheiro (FJP), Fundação Hemominas, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).

Submissão no Everest

Para elaborar a proposta de credenciamento, é necessário entrar no Everest e, no menu superior, clicar na aba PCRH. Em seguida, basta clicar em “Novas solicitações” e preencher o formulário, conforme as diretrizes da Portaria nº 10/2023.

Dentre os documentos que devem ser anexados estão o planejamento/plano de trabalho a ser desenvolvido no período de cinco anos, declaração de que a proponente é uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTMG) ou órgão da Administração Pública Estadual que tenha atividades voltadas à CT&I e estatuto institucional.

Outras informações podem ser obtidas na descrição do programa e no manual do PCRH. Dúvidas podem ser encaminhadas pelo Fale Conosco.