Concurso de Cafés de Qualidade da Região de Viçosa está com inscrições abertas

Participantes podem concorrer com lotes de café Arábica da safra 2023/2024 nas modalidades Café Natural e Café Cereja Descascado

O Concurso de Cafés de Qualidade da Região de Viçosa, na Zona da Mata mineira, chega a sua vigésima edição e está com inscrições abertas até o dia 27/9.

As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), localizados nos municípios da Unidade Regional da Emater-MG (Uregi) de Viçosa.

Os participantes podem concorrer com lotes de café Arábica da safra 2023/2024 nas modalidades Café Natural e Café Cereja Descascado.

A premiação está aberta à participação de cafeicultores e familiares, cuja residência ou propriedade estão nos municípios atendidos pela Uregi de Viçosa: Araponga, Brás Pires, Cajuri, Canaã, Catas Altas da Noruega, Coimbra, Divinésia, Dores do Turvo, Ervália, Guidoval, Guiricema, Lamim, Paula Cândido, Pedra do Anta, Piranga, Porto Firme, Presidente Bernardes, Rio Espera, São Miguel do Anta, São Geraldo, Senador Firmino, Senhora de Oliveira, Teixeiras, Ubá, Viçosa e Visconde do Rio Branco.

Descobrir cafés especiais

Um dos primeiros concursos de café realizados de Minas Gerais, o Concurso de Cafés de Qualidade da Região de Viçosa visa incentivar a constante melhoria da qualidade dos cafés da região como meio mais eficaz na conquista de mercados e agregação de valor ao produto.

“O prêmio tem como objetivo identificar, promover e premiar os agricultores pela obtenção de cafés de qualidade. Muitas vezes, o agricultor não participa de concursos por ter uma pequena lavoura, embora seu produto seja excelente qualidade. Mas nós queremos identificar essas produções excepcionais e mostrar que não é preciso ser grande para ser um campeão”, argumenta o coordenador técnico regional, Deonir Dallpai.

Os produtores podem concorrer em dois grupos, sendo um grupo geral e outro do Certifica Minas. Em cada grupo, os cafeicultores concorrem com as amostras em duas categorias: “Café de terras baixas” (produzidos em lavouras com altitude inferior a 900 metros) e “Café de terras altas” (lavouras com altitude igual ou superior a 900 metros). Em cada uma dessas categorias, é possível optar pela modalidade “Café natural” ou “Café Cereja Descascado”.

Análise sobre a qualidade dos cafés

As amostras passarão por análises física e sensorial, feitas por uma comissão julgadora composta por cinco analistas sensoriais de café.

Serão premiados o campeão e o vice-campeão de cada grupo (Geral e Certifica Minas), em cada categoria (terras altas e baixas) e em cada modalidade (Natural e Cereja Descascado), conforme nota obtida na prova da xícara.

“Nós devolvemos as notas para todos produtores participantes, que assim podem conhecer os pontos altos da sua bebida e onde precisam melhorar. Então é um ganho para todos que concorrem, pois vão saber como aprimorar o seu café”, salienta Deonir.

A cerimônia de premiação vai acontecer no dia 12/12, em Coimbra (Zona da Mata). O 20º  Concurso de Cafés de Qualidade da Região de Viçosa é promovido pela Emater-MG, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), do Centro de Excelência de Café Matas de Minas, da Funarbe, do Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem, prefeituras municipais, sindicatos e associações rurais, dentre outros apoiadores.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas nos escritórios locais da Emater-MG, dos municípios da área de atuação da Uregi de Viçosa.