Ver calendário

Programação para 23 de julho

Governo de Minas apoia exposição Rupestres, na Casa Fiat de Cultura 

  • ícone de compartilhamento

As pinturas pré-históricas encontradas em utensílios e nas paredes das cavernas ganham releitura na nova exposição da Casa Fiat de Cultura. 

Em cartaz de 23/7 a 8/9, “Rupestres”, do artista visual cearense Higo José, apresenta 16 obras, entre bordados e esculturas têxteis, que traduzem pinturas rupestres nacionais, especialmente aquelas encontradas na Serra da Capivara (Piauí) e no Vale do Peruaçu (Minas Gerais). 

A abertura será realizada no dia 23/7, às 19h30, em um bate-papo com o artista seguido de visita mediada. Toda a programação é gratuita.

Sobre as obras

A mostra apresenta nove bordados e sete esculturas, que fazem referência a diferentes lugares do Brasil. 

As obras representam animais e seres humanos, além da relação entre eles – que era uma questão de sobrevivência.

Alguns trabalhos apresentam a técnica de policromia – mistura de duas ou mais cores –, que chegou a ser encontrada em alguns desenhos rupestres, embora em menor ocorrência. Outras obras são construídas em camada, uma representação para a própria ideia do tempo, que se entrelaça entre o presente, o passado e o futuro, criando novas histórias.

Serviço 

Data: 23/7 a 8/9/2024  

Visitação presencial: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras)   

Tour virtual no site: www.casafiatdecultura.com.br