Vales do Jequitinhonha e Mucuri realizam 1ª Feira Virtual do Pró-Genética

  • ícone de compartilhamento

Melhoramento genético, vendas pelas internet, troca de conhecimentos pelas redes sociais. A pecuária brasileira tem se modernizado bastante e essa mudança abre novas oportunidades de negócios para o produtor. Uma delas é a primeira Feira Pró-Genética Virtual dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, que será realizada entre os dias 25/9 e 9/10. 

O Pró-Genética, programa estadual de incentivo à melhoria do rebanho bovino, será totalmente on-line, devido à pandemia de covid-19. Os produtores interessados em adquirir animais terão acesso a vídeos e a informações técnicas dos touros oferecidos para venda neste link.  

A técnica do programa pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Graziela Rocha, lembra que, durante os dias da feira, o site disponibiliza um catálogo com informações do animal, como idade, registro, avaliação genética e genealogia. A mesma página tem os contatos dos criadores para possibilitar as negociações. 

Os extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) estarão disponíveis para tirar dúvidas via WhatsApp e podem, ainda, ajudar o produtor na obtenção de crédito para aquisição dos animais. A compra de touros pode ser financiada pelo Banco do Brasil, Banco do Nordeste ou Sicoob. Antes do evento, o pecuarista deve atualizar o cadastro junto ao agente financeiro.

Touros

Na feira virtual, serão comercializados touros das raças nelore, guzerá, tabapuã e gir, registrados pela ABCZ. A idade máxima dos animais é de 42 meses. O coordenador técnico da Emater-MG, José Alberto Ávila, está otimista quanto ao sucesso da iniciativa. “A feira atende as grandes regiões de Diamantina, Capelinha, Teófilo Otoni e Almenara. Nesses locais, a pecuária bovina é uma atividade econômica expressiva, tanto de leite quanto de corte. O Pró-Genética tem como objetivo dar sustentação à pecuária bovina dessa região, com touros de qualidade”, observa.

Ávila destaca, ainda, que o mercado de carnes está aquecido pelo ritmo crescente das exportações, o que tem sustentado uma elevação do preço da arroba do boi e do valor do bezerro e das fêmeas desde o início do ano. Para aproveitar bem a boa fase do setor, o extensionista diz que o produtor deve investir animais de qualidade, a fim de ter um retorno maior e mais rápido. 

Pró-Genética

O Pró-Genética está presente em Minas Gerais desde 2007. Coordenado pela Secretaria de Estado Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), ele é executado por Emater-MGEmpresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com a ABCZ e com o apoio de associações de criadores, agentes financeiros, sindicatos, cooperativas e prefeituras. 

Em 2019, foram vendidos 1.076 animais em leilões e feiras em diversos municípios do estado. Em função da pandemia foram criadas feiras virtuais do programa. A primeira foi no Triângulo Mineiro, em agosto.