Utramig comemora resultados positivos nos 57 anos da instituição

  • ícone de compartilhamento

A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) celebrou os 57 anos da instituição em 25/11. O evento de aniversário, realizado no auditório das fundação, reuniu servidores, colaboradores, alunos, ex-alunos, professores e autoridades, com o objetivo de ressaltar a importância de uma instituição de ensino profissionalizante, que tem como missão capacitar pessoas, oportunizando o protagonismo no mercado de trabalho.

O presidente da Utramig, Paulo Azeredo, destacou a importância da fundação no cenário do ensino profissionalizante. Só em 2022, foram mais de 5 mil vagas oferecidas, cerca de 800 alunos atendidos pela disciplina Competências para Empregabilidade e Cidadania (CEC). Além disso, mais de 200 alunos participaram do Projeto Vida.

Dentre as ações, destaque, ainda, para as parcerias firmadas com algumas prefeituras de Minas Gerais, o termo de cooperação técnica executado com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a parceria com a Universidade de Palermo (Argentina), a aquisição de chips para uso de internet ilimitada pelos alunos, a compra de 235 computadores; a digitalização do acervo documental das unidades da Utramig, a revisão da Cultura Organizacional (Missão, Visão e Valores); a realização de oficinas para o desenvolvimento de habilidades e competências dos servidores; a Mostra Tecnológica; e vários projetos pedagógicos, dentre estes o Utra-Talk e a Utra-Ação.

Um selo comemorativo foi lançado para marcar o aniversário da Utramig. O objetivo foi reforçar a missão de promover a educação transformadora, oferecendo aos alunos a oportunidade de fazer a diferença no mercado de trabalho, rumo a um futuro de prosperidade.

O presidente da fundação, Paulo Azeredo, enfatizou a importância dos alunos não serem atendidos apenas por uma metodologia de educação “conteúdista”, mas sim absorverem conteúdos e disciplinas que vão além, isto é, que possam lhes permitir exercerem suas atividades profissionais com independência, dinamismo, responsabilidade social, autogerenciamento e confiança.

Durante o evento, foram homenageados servidores e ex-alunos, dentre eles o tenente-coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, Helvécio Fraga dos Santos; o professor Mário Neto Borges, ex-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig); a colaboradora da MGS, Dagmar Nazaré Assunção; a servidora mais antiga da fundação, Geralda de Fátima dos Santos Leite; o empresário Wagner Roberto Pires de Avelar e o pastor Jorge Luiz Coelho Linhares, líder da Igreja Batista Getsemâni.

Os agraciados receberam a certificação em comemoração aos 57 anos da Utramig, falaram sobre a importância da instituição na formação profissional e relataram suas histórias.