UTIs do Hospital do Ipsemg são reconhecidas pela Amib 

  • ícone de compartilhamento

As Unidades de Terapia Intensivas I, II e III do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte, que disponibilizam assistência à saúde aos beneficiários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), receberam, neste mês de setembro, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), o certificado de reconhecimento por estarem conformidade com os protocolos estabelecidos para este tipo de atendimento.

A acreditação é, inicialmente, uma parceria entre a Amib e a Epimed Monitor para o monitoramento de UTIs em todo o território brasileiro com o objetivo de analisar os indicadores. Na plataforma são inseridos os dados dos pacientes como o tempo de permanência, a taxa de alta, se tem taxa de reinternação acima do desejado, taxa de infecções e análise do desfecho na unidade para que os protocolos implementados sejam analisados e melhorados. 

Segundo a coordenadora das UTIs do HGIP, dra. Marcela Rangel de Castro, durante a pandemia de covid-19, as equipes começaram a inserir dados no sistema fornecido pela Epimed Monitor com o objetivo de monitorarem as ações como índice de infecção por cateter e infecção de pneumonia associada por ventilação mecânica que são comuns em ambiente de atendimento intensivo. E, desde então, tem acompanhado a evolução da assistência realizada. “O reconhecimento é uma forma de nossa dedicação ser parabenizada e continuarmos aperfeiçoando o cuidado realizado”, comentou a médica. 

Atualmente, a UTI Geral do HGIP conta com 30 leitos, sendo 20 de UTI clínica e dez de pós-operatório.  

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.