Unimontes apoia campanha educativa no enfrentamento à Aids

  • ícone de compartilhamento

​O Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) definiu o tema “Equidade já” para a campanha 2022, com objetivo de chamar a atenção para que a sociedade coloque em prática medidas efetivas necessárias para combater as desigualdades, e, assim, ajudar no enfrentamento à doença.

Neste Dia Mundial da Aids (1/12), o Hospital Universitário Clemente de Faria/Unimontes, em parceria com o Grupo de Apoio à Prevenção e aos Portadores de Aids (Grappa) e o Movimento LGBTQ+ dos Gerais (MGG), irão realizar blitz educativa que pretende alertar justamente para as desigualdades e o preconceito ainda existentes quando o assunto é o vírus.

A Blitz Educativa conta com o apoio da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTRANS) e ocorrerá nesta quinta-feira (1/12), das 7h30 às 10h, em frente ao HUCF, Avenida Cula Mangabeira, 562, Bairro Santo Expedito.

Durante a ação de conscientização, serão distribuídos kits de prevenção e panfletos educativos aos motoristas, motociclistas e pedestres. “É preciso despertar nas pessoas os cuidados e chamar a atenção para a importância da prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), entre elas o HIV/Aids. Temos que combater as desigualdades sociais, as desigualdades de informações, e, por consequência, o preconceito existente dentro da sociedade”, afirma Maurina Carvalho, presidente do Grappa.

O HUCF abraçou o “dezembro vermelho”, mês dedicado a esclarecer toda a comunidade sobre a importância da prevenção às IST’s, alertar para os cuidados necessários e chamar a atenção para os números de pessoas infectadas HIV/Aids e outras doenças infectocontagiosas.

“Somos referência em atendimento às pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, entre elas a Aids, e não podemos deixar de contribuir e participar com as ações propostas por parceiros tão importantes nessa luta como o Grappa”, ressalta a superintendente do HUCF, Príscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes.

Referência

O Hospital da Unimontes é referência no atendimento às Infecções Sexualmente Transmissíveis em Montes Claros e região. Os dados analíticos por Classificação Internacional de Doenças (CID) do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HUCF (NUVEH) apontaram 69 novos casos de HIV em 2021.

Entre janeiro e outubro deste ano foram 65 novo casos. No mesmo período do ano passado foram 62. Crescimento de 4,8% no mesmo período.

Com relação ao número de pacientes já notificados em 2021, o NUVEH apresentou 32 assistidos. Este ano, foram 33 até outubro. No total, entre pacientes já notificados e novos notificados, o HUCF registrou 101 no ano passado e 98 este ano.