Unidades de conservação mineiras selecionam voluntários para 2020

  • ícone de compartilhamento

As inscrições para o voluntariado nas unidades de conservação mineiras estão abertas. Serão oferecidas vagas para o Monumento Natural Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, e para o Parque Estadual do Sumidouro, nas cidades de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo. No primeiro, o recebimento de fichas vai até a próxima segunda-feira (27/1). Já os candidatos em trabalhar no parque devem entregar os documentos até terça-feira (28/1).

Os editais de seleção e as informações detalhadas sobre o Programa de Voluntariado estão disponíveis na página do Instituto Estadual de Florestas (IEF), neste link

Gruta Rei do Mato

O Monumento Natural Gruta Rei do Mato está situado na região conhecida como Carste de Lagoa Santa e abriga uma gruta que reúne formações de estalagmite e estalactite raras em todo o mundo. O local tem cerca de 65 metros de profundidade e recebe, anualmente, cerca de 22 mil visitantes. As vagas são para o período de 10 de fevereiro a 27 de março e os participantes atuarão no atendimento de visitantes, na educação ambiental e em procedimentos internos. 

Moradores de Sete Lagoas terão prioridade. Além disso, será dada preferência a estudantes universitários com, no mínimo, três semestres de curso, nas áreas de Turismo, Ciências Biológicas, da terra, sociais e demais áreas relacionadas às atividades de conservação da biodiversidade. Os interessados devem levar a ficha de inscrição até a gerência do monumento natural ou encaminhar os documentos para o e-mail mnegreidomato@meioambiente.mg.gov.br.

Sumidouro

O Parque Estadual do Sumidouro tem como principais atrativos a Gruta da Lapinha, o Museu Peter Lund, a Casa Fernão Dias e a Trilha do Sumidouro, que começa na Casa Fernão Dias e passa pelo marco histórico “Cruz do Pai Mané”. A unidade integra a Rota Lund, que leva esse nome em homenagem ao pesquisador dinamarquês Peter Lund, que se tornou conhecido como “pai da paleontologia brasileira”.

Os candidatos ao voluntariado irão apoiar as atividades de atendimento ao público e educação ambiental. Os selecionados também podem auxiliar na organização, promoção e realização de atividades lúdicas e educativas. O programa busca atender o maior volume de visitantes da unidade de conservação, no período de alta temporada, entre janeiro e fevereiro. 

O trabalho não é remunerado e terá início no Carnaval, em 22 de fevereiro. Os escolhidos, que serão comunicados do resultado por telefone, irão trabalhar até o dia 29 de fevereiro. O parque não fornece alojamento, alimentação ou transporte até a unidade de conservação, mas os deslocamentos internos serão feitos em veículos da unidade.

Voluntariado

O Programa de Voluntariado foi criado pelo IEF, órgão que administra parques, áreas protegidas e monumentos naturais mineiros, em julho de 2019. A iniciativa é uma oportunidade para que estudantes e membros das comunidades vizinhas das reservas ambientais estaduais possam participar de ações para conservação dessas áreas. Até o momento, o trabalho foi implantado em 12 unidades, entre elas os parques estaduais do Itacolomi e do Ibitipoca.