Unidade de Negócio Oeste da Copasa comemora recebimento de prêmio do PNQS

Com o objetivo de agradecer aos colaboradores e comemorar em grupo o recebimento do Troféu Quíron de Platina, conquistado no Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), na categoria "As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental (AMEGSA)”, a Unidade de Negócio Oeste (Unoe) da Copasa promoveu no último dia 15 em Patos de Minas um evento para reconhecer o esforço dos 656 colaboradores que atuam nos 58 municípios do Pontal do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste do estado.

Para a Copasa, o troféu é mais do que uma evidência da sinergia e do trabalho em equipe, ele simboliza um processo de evolução, já que a cada participação no PNQS, os padrões de qualidade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados estão mais elevados e mais voltados para a sustentabilidade, beneficiando a sociedade como um todo, contribuindo para a sua qualidade de vida e bem-estar.

Na oportunidade, a superintendente da Unoe, Cristiane Carneiro, agradeceu ao time. “O prêmio é considerado o Oscar do Saneamento. Para a nossa unidade, é o reflexo da dedicação diária das nossas equipes e da excelente gestão dos serviços de saneamento na região que atuamos. O modelo de gestão aplicado permite que a gente amadureça, melhore e preste cada vez mais um serviço de qualidade para a população, levando saúde, cuidando da água e gerando valor para as pessoas”, disse.

A supervisora de desenvolvimento empresarial, Juliana Martins, concluiu que o prêmio, conquistado pela terceira vez, vai de encontro ao propósito da companhia. "Foi indescritível a emoção que senti aos recebermos o Troféu Platina PNQS 2022. Este prêmio é fruto da dedicação de toda equipe Unoe na melhoria da gestão e dos resultados. O troféu representa a maturidade da Unidade de Negócio Oeste no Modelo de Excelência da Gestão adotado pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental)", disse.

"Coordenar a candidatura da Unoe ao PNQS Nível III - 1000 pontos foi um grande desafio, tratando-se de um reconhecimento em nível nacional. Destaco que a persistência no MEG (Modelo de Excelência em Gestão) leva as empresas obterem a máxima qualidade de seus processos, pessoas e produtos ou serviços. Parabéns, Unoe. Somos Platina", completou.

Além da Unoe, também receberam o Troféu Quíron de Platina as unidades Norte (UNNT) e Leste (UNLE) da Copasa. As unidades Central (Unce) e Metropolitana (UNMT) foram reconhecidas com o Troféu Quíron de Diamante.  Já a Unidade de Negócio Sul (UNSL) foi finalista no prêmio deste ano.

Veredito divulgado

O resultado do PNQS 2022 foi anunciado em transmissão on-line, no fim de outubro. O evento foi apresentado por Josivan Cardoso, diretor executivo da ABES e pela coordenadora do Comitê Nacional de Qualidade (CNQA) da ABES, Samanta Tavares de Souza. Também participaram ao vivo o presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, e a coordenadora-adjunta do CNQA, Ana Malateaux.

Assim que a premiação foi anunciada, Guilherme Augusto Duarte de Faria, presidente da Copasa, deixou claro o quão feliz ele ficou com a notícia. “Foi com muito entusiasmo e orgulho que recebi o resultado da premiação. Reforça ainda mais nosso grande desafio, que é melhorar a experiência do cliente da Copasa com a companhia. Isso passa pelos diversos aspectos de atuação, seja no atendimento ao cliente, seja na sua operação e, principalmente, nos seus investimentos, que é o que, ao fim, resulta num serviço de qualidade. Parabéns ao nosso time Copasa” disse o presidente.

Sobre o PNQS

O ciclo 2022 comemora a 25ª edição do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), um jubileu de prata. A premiação é um estímulo para que as instituições implementem novos modelos gerenciais compatíveis com as tendências mundiais, reconheçam experiências bem-sucedidas e promovam o intercâmbio das melhores práticas, contribuindo com o desenvolvimento do saneamento ambiental.

Números que comprovam resultados

A Copasa já investiu, em meio século, aproximadamente R$ 2 bilhões na implantação e ampliação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário dos 58 municípios do Pontal do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste do Estado que são abarcados pela Unidade de Negócio Oeste.

O montante deu origem a 106 Estações de Tratamento de Água (ETA); 496 reservatórios; 229 poços profundos de abastecimento; e 6.159.843 metros de redes de distribuição. Diariamente, a Copasa envia água para 399 mil ligações, beneficiando mais de 923 mil pessoas no Triângulo Mineiro.

Além disso, o investimento também resultou em 30 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs); 90 elevatórias; e 3.136.365 metros de redes coletoras. Todos os dias as unidades de tratamento recebem esgoto de 262 mil ligações, atendendo cerca de 560 mil mineiros no interior do estado.