Últimos dias para visitar a mostra “Terreiros - Às Margens do Velha”

  • ícone de compartilhamento

A Galeria de Arte do BDMG Cultural exibe, somente até o próximo domingo (6/11), a exposição exposição “Terreiros - Às Margens do Velha”, da artista e pesquisadora Massuelen Cristina. Disponível também no mostrasbdmgcultural.org, a mostra integra o edital público do Ciclo de Mostras BDMG 2022.

O espaço funciona diariamente, das 10h às 18h, com entrada gratuita. Às quintas-feiras, com horário estendido, até as 21h.

Bate-papo

Na quinta-feira (3/11), a artista Massuelen Cristina e o curador da mostra, Vitú de Souza, vão conversar com o público sobre o processo de concepção e exposição da mostra. O encontro tem entrada gratuita e ocorre a partir das 19h, também na Galeria de Arte BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1600 - BH).
 


Sobre a exposição

A exposição é composta por instalações que resgatam a memória ancestral da artista. Uma das obras apresenta fotografias de mulheres da família de Massuelen, impressas em tecidos com interferência de bordados da escrita de cartas antigas trocadas entre sua mãe e sua tia. Além disso, a mostra apresenta uma proposta auditiva com cantos que a artista aprendeu às margens do Rio das Velhas.

A mostra “Às Margens do Velha” é a primeira obra em arte in situ, de uma série de sete exposições da artista, que propõe a experiência religiosa da umbanda e dos cultos aos antepassados em galerias de arte e museus. Composta por técnica mista, a exposição recria a estética e simbologia da atribuição de valor afetivo aos objetos e espaços físicos sagrados nas tradições afro-brasileiras.

“Suas obras trazem força, fé, simplicidade, ancestralidade, feminidade e resistência. Cada imagem testemunha a resistência das mulheres negras no seu cotidiano. Há um orgulho e um sabor nas vitórias mostradas em seus trabalhos”, ressalta o historiador Alexandre Ventura no catálogo da mostra.

“O nome da exposição vem da relação com o coletivo. Encarar o terreiro não só como espaço sagrado e de entender que esse espaço não é só meu, mas de outras pessoas. Tudo o que tem aqui (no terreiro) não foi gerado por uma pessoa só. A gente é família no sentido de: ‘a planta que você planta aqui, eu vou regar’. Essa relação pra mim se chama terreiro”, explica Massuelen.

A exposição é uma homenagem às mulheres do Quilombo Xavier, em Sabará, e às sacerdotisas que têm papel fundamental na construção e consolidação espiritual da artista, durante a ocupação sob as margens do Rio das Velhas.

Artista Massuelen Cristina e o curador Vitú de Souza (Foto: Dynelle Coelho)


Sobre a artista

Natural de Sabará-MG, Massuelen Cristina é artista e pesquisadora, graduada em psicologia pela Universidade Fumec e especialista em artes visuais, como técnologa, pelo Centro Interescolar de Cultura Arte Linguagens e Tecnologias (Cicalt). Artista polímata, o trabalho de Massuelen passa pelas encruzilhadas da performance, pintura, audiovisual e instalação. Sua pesquisa gira em torno das etnografias do rito como tempo e espaço de desenvolvimento de narrativas simbólicas e das iconografias das relações corpo-território.

Premiada no Prêmio Vozes Agudas para Mulheres Artistas (2020), Prêmio Itaú Cultural de Artes Visuais (2020) e 7º Prêmio BDMG Cultural/FCS (2021). Participou também com trabalhos na MIP4 - Mostra Internacional de Performance (2021), Festival Internacional de Arte do Rio de Janeiro - Fiar (2021), Mostra Verbo na Galeria Vermelho, em São Paulo, e Galeria Chão SLZ, em São Luiz (2022). Além de residências artísticas como LAB Cultural, do BDMG Cultural (2021), e Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto (2021).

O BDMG Cultural é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.


Serviço

Mostra Terreiros - Às Margens do Velha

Visitação: até 6/11/2022 (domingo)

Horário: Diariamente, das 10h às 18h. Quinta até as 21h

Local: Galeria de Arte BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1600 - Lourdes - BH/MG)

Entrada gratuita