Uemg amplia Política de Ações Afirmativas para a pós-graduação

O Conselho Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) aprovou, na quinta-feira (27/10), uma resolução que regulamenta a Política de Ações Afirmativas nos programas de pós-graduação stricto-sensu. A diretriz foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado de 29/10, com as informações dos editais de seleção de cada programa.

De autoria da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, a proposta, que foi aprovada por unanimidade, estabelece reserva de vagas para inclusão de pessoas negras, indígenas, quilombolas, ciganos e pessoas com deficiência, nos cursos de mestrado e doutorado oferecidos pela universidade.

Para o acesso de candidatos negros, serão reservadas de 20% a 50% das vagas oferecidas anualmente em cada curso de Pós-Graduação Stricto Sensu da UEMG, conforme porcentagem aprovada pelo respectivo colegiado do programa.

Para o acesso de pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas e ciganos, será disponibilizada pelo menos uma vaga regular ou suplementar, a critério de cada Programa, para cada uma destas categorias, em cada edital de seleção.