Tratamento de esgoto é tema de mobilização em Luizlândia do Oeste

  • ícone de compartilhamento

Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), por meio da Unidade de Negócio Oeste (Unoe), promoveu, em 25/10, em Luizlândia do Oeste, distrito de João Pinheiro, região Noroeste, diferentes atividades de conscientização quanto à importância do saneamento básico para a qualidade de vida. Duas palestras foram ministradas para cerca de 60 estudantes da Escola Estadual Teotônio Brandão Vilela, e uma reunião com a população local e lideranças comunitárias realizada na Escola Municipal Uvaldina Marques.  
Por meio do Programa Chuá, projeto de educação sanitária e ambiental da companhia, o assistente socioambiental Daniel Rabelo comandou uma palestra para os alunos do 6º ano do ensino fundamental, com idades entre 11 e 12 anos. Na oportunidade, ele explicou e tirou dúvidas sobre como é feito o tratamento da água e do esgoto, como o saneamento básico contribui para a saúde da população, para o desenvolvimento socioeconômico e a preservação da natureza, e como cuidar dos recursos naturais garante que as gerações futuras também tenham acesso a eles.  
Para Daniel, as palestras ampliam o conhecimento da comunidade escolar. “Ajuda a entender a relevância do tratamento da água e do esgoto ao mesmo tempo que reforça a importância do meio ambiente, já que é nele que encontramos o nosso bem precioso: a água. Também reforça que todos precisam fazer sua parte quando o assunto é saneamento, por exemplo, utilizando corretamente as redes coletoras, para evitar entupimentos”. A professora Jane Gonçalves acompanhou uma das turmas e classificou o Programa Chuá como extremamente necessário para conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental. “Quanto mais cedo o projeto for desenvolvido nas escolas, melhor será o resultado que todos nós esperamos de nossas crianças. Com conscientização elas se tornarão adultos responsáveis”, disse.  
Lideranças
No período da tarde, representantes da empresa de saneamento se reuniram na Escola Municipal Uvaldina Marques. O encontro foi conduzido pelo técnico em tratamento de esgoto, Gilberto Franklin. Ele explicou para os profissionais da educação, líderes comunitários e moradores locais presentes a importância de os imóveis estarem corretamente ligados às redes de esgoto da Copasa, os benefícios que o tratamento do esgoto proporciona ao município e à população, o porquê de não se poder jogar objetos sólidos e óleo em ralos e vasos sanitários, além de explicar porque não se deve conduzir a água da chuva para as redes coletoras.  

Gilberto pontuou os benefícios do encontro. “É importante para que a população se conscientize sobre o tratamento de esgoto, entendendo como é feito e o que interfere negativamente no processo. A troca de informações permitirá sempre a melhoria e evolução dos nossos serviços para atender bem nossos clientes.” falou.    

Além de Daniel e Gilberto,  participaram da mobilização na comunidade o supervisor socioambiental Fernando Corrêa; o encarregado do sistema de João Pinheiro, Mizael Rocha; o assistente administrativo Juliano Miranda; a atendente comercial Armênia Muniz; e o operador do sistema de esgoto, Paulo Henrique Dias.  

Programa Chuá

O Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental foi desenvolvido há mais de 30 anos pela Copasa, a fim de levar os estudantes para conhecer as Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE) dos municípios, para evidenciar a importância do saneamento básico. Mais tarde, abriu as portas também para a população em geral. Visa à sensibilização e conscientização das comunidades pertencentes às microbacias dos municípios que o integram, levando informações e conhecimento sobre a relação entre a saúde, o saneamento e o meio ambiente.