Temas prioritários da Educação de Minas são apresentados às regionais de Diamantina e Curvelo

Em mais uma etapa de visitas e reuniões nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs), a equipe da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), liderada pelo secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, esteve nesta semana nas regionais de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, e Curvelo, na região Central de Minas Gerais. Juntas, essas superintendências reúnem 147 escolas estaduais, que atendem a mais de 50 mil estudantes.

“O objetivo dessa visita é conhecer as regionais, conhecer os servidores das regionais e ter um momento de diálogo com diretores de escolas e inspetores também, para que possamos levantar as demandas e implementar ações de política educacional na região”, explica Igor de Oliveira.

Em Diamantina a visita aconteceu na quinta-feira (17/8), onde além de se reunir com os diretores da regional, o secretário foi à centenária Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda, que atende cerca de 400 estudantes do ensino médio e anos finais do fundamental. Recebida pela fanfarra Bateria do Leopoldo, a equipe da SEE-MG conheceu a escola, que está em curso com as tratativas necessárias às obras de recuperação da infraestrutura da escola, que é tombada pelo patrimônio histórico do município.

Com os diretores, o secretário conversou sobre as principais ações da Secretaria de Estado de Educação, as metas a serem alcançadas. Os servidores puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre questões pedagógicas e gestão escolar.

Nesta sexta-feira (18/8), a agenda de trabalho foi em Curvelo. A reunião com diretores das escolas e inspetores da regional aconteceu na Superintendência Regional de Ensino. Na pauta, as questões locais da rede estadual de ensino, desafios e metas. O secretário também falou sobre a simplificação dos processos da Secretaria, que estão sendo implementados para dar maior autonomia aos diretores das escolas.

“A gente sabe da importância dos diretores, eles estão na ponta e têm condições de atuar mais rapidamente e com assertividade. Já tivemos vários avanços e vamos continuar nesse caminho. Um exemplo é a descentralização da administração dos recursos do Caixa Escolar, que está garantindo um atendimento mais ágil, contribuindo para a autonomia escolar”, afirmou Igor de Alvarenga.

Em Curvelo, o secretário foi à Escola Estadual Major Antônio Salvo, que atende cerca de 750 estudantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A escola já recebeu cerca de R$ 600 mil em investimentos da SEE-MG, em melhorias de infraestrutura, sistema de vigilância e monitoramento patrimonial nas escolas, compra de mobiliário e renovação do parque tecnológico das unidades escolares.