Simpósio “Conversas de Cozinha” abordará a história, as vertentes e as potencialidades da nova cozinha mineira

A nova cozinha mineira será o tema central do simpósio “Conversas de Cozinha”, que acontecerá nos dias 1 e 2/9, no Palácio da Liberdade, como parte da programação do Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea, iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado. Serão cinco encontros abertos ao público que vão discutir a atualidade e o percurso de um movimento local que se ancora na tradição, nos ingredientes mineiros, mas em diálogo com a gastronomia francesa. Tal combinação se reflete numa cozinha original e contemporânea, ancorada no reconhecimento da identidade mineira e motivada pela busca da inovação.

“Passado e futuro se juntam na Nova Cozinha Mineira, gerando uma rede de mestras e mestres da cozinha, chefs nas nossas escolas de gastronomia. Chefs que se espalham pelo território, pelas cidades e distritos, fazendas, restaurantes e botecos, agregando valor à nossa agricultura familiar com um intenso processo de pesquisa pessoal. Coletivo de mãos que recriam nossa cozinha pela criatividade peculiar do sistema contemporâneo”, pontua o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

As inscrições são gratuitas, via formulário que está disponível no site da Secult. Entre os dias 1 e 2 de setembro serão abordados diversos aspectos em torno da temática principal, desde a salvaguarda dos saberes em torno da cozinha mineira, incluindo os modos de fazer o queijo minas artesanal - atual candidato a patrimônio da humanidade pela Unesco, às vertentes tradicionais e contemporâneas. As perspectivas de fomento e promoção, além das relações com o turismo de experiência são outros aspectos relevantes. Haverá também o lançamento da primeira pós-graduação em cozinha mineira contemporânea, que será oferecida pela Faculdade Arnaldo, em Belo Horizonte.

O curador Roger Vieira explica que a programação foi pensada a partir de dois principais eixos: “No primeiro dia, vamos trabalhar os conceitos e as ideias que foram construídas acerca do tema cozinha mineira. Às vezes, o termo é utilizado de maneira errônea como sinônimo de gastronomia ou culinária mineira. E o segundo dia reunirá as perspectivas de negócios para esse universo da cozinha mineira, trazendo algumas instituições que atuam diretamente com o tema, como o Sebrae, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o Centro de Referência do Queijo Artesanal e alguns representantes do governo de Curaçao, que compartilharão conosco suas experiências relacionadas ao patrimônio e à gastronomia”, detalha Vieira.