Sete mil estudantes mineiros desvendam a beleza da música nos Concertos Didáticos

  • ícone de compartilhamento

Cerca de sete mil crianças e jovens, entre 6 e 17 anos, de 140 escolas públicas de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, terão a oportunidade de vivenciar os encantos da música de concerto. De 25 a 27/10, a Filarmônica de Minas Gerais volta a apresentar, na Sala Minas Gerais, a série “Concertos Didáticos” para alunos de escolas e instituições sociais, após dois anos de interrupção, devido à pandemia de covid-19.  

Em 2022, o programa terá a obra Quadros de uma exposição, do compositor Mussorgsky, com orquestração de Maurice Ravel. Ao todo, serão cinco concertos – gratuitos e fechados – para escolas previamente inscritas. A regência será do maestro convidado Rossini Parucci, que também é contrabaixista da Filarmônica de Minas Gerais.  

Em 25 e 26/10, haverá dois concertos por dia, às 9h30 e às 14h30, e, no dia 27/10, será às 19h30. O concerto será acompanhado de uma projeção ilustrada que interpreta os temas dos quadros que inspiraram a composição de Mussorgsky, criada pela designer Helena Cintra com recursos de pintura digital e inteligência artificial. 

O programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) também estará presente, com a participação de 800 alunos de escolas e projetos sociais. Para os alunos do EJA, que trabalham durante o dia, o concerto será no dia 27/10, às 19h30. As demais faixas etárias – alunos dos ensinos fundamental e médio – participam dos concertos nos dias 25 e 26/10, às 9h30 e às 14h30. 

“Desde sua criação, há quase 15 anos, a Filarmônica de Minas Gerais se empenha na democratização da música de concerto, contribuindo, assim, para a formação cultural de crianças e jovens”, ressalta Diomar Silveira, diretor Presidente do Instituto Cultural Filarmônica. De 2008, ano da criação da Orquestra, a 2019, 56.066 mil estudantes participaram dos Concertos Didáticos. Importante destacar, aliás, que, antes da realização dos concertos na Sala Minas Gerais, são realizadas ações educacionais preparatórias, sobre música e orquestra, nas próprias escolas participantes, orientadas por 20 monitores estudantes dos cursos de graduação da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte também são parceiras no processo de inscrição e participação das escolas.