Série Concertos no Parque reúne trechos de A Flauta Mágica, próxima ópera da Fundação Clóvis Salgado

No domingo (11/9), às 11h, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) realiza mais uma edição da tradicional série Concertos no Parque. A apresentação conta com trechos da ópera A Flauta Mágica e acontece no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte, com entrada gratuita. A Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais, sob regência do maestro titular Silvio Viegas, se unem a grande elenco de solistas para interpretar as árias de Wolfgang Amadeus Mozart.

O concerto no parque promete encantar o público com canções da próxima montagem operística da FCS, que estreia em 22/9, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Excêntrica e banhada por uma narrativa mística construída a partir do libreto alemão de Emanuel Schikaneder, A Flauta Mágica é considerada uma das obras primas de Mozart. A ópera acompanha a trajetória do príncipe Tamino, que com o auxílio de sua flauta mágica, enfrenta desafios na tentativa de salvar a princesa Pamina, filha da Rainha da Noite, mantida prisioneira por Sarastro. Na narrativa, os conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade – motes da Revolução Francesa – transparecem em diversas passagens, se entrelaçando em alegorias baseadas no Iluminismo.

A série Concertos no Parque, com Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais, se traduz em outra forma de acesso do público à música erudita. Os concertos ocorrem nos mesmos períodos das óperas e, por isso, contam com apresentações de trechos da montagem produzida naquela ocasião pela FCS. Sob a batuta de seus regentes titulares ou de maestros convidados, a orquestra e o coro se juntam a renomados solistas para proporcionarem momentos de encantamento ao público.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.