Seplag-MG debate saúde, sexualidade e enfrentamento à violência contra a mulher

  • ícone de compartilhamento

Neste 8/3, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) celebra o Dia Internacional da Mulher com um evento que reúne palestras, oficinas e debates sobre segurança, saúde e sexualidade. As atividades, que acontecem na quarta (8/3) e na quinta-feira (9/3), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, são direcionadas às servidoras e aos servidores estaduais. Parte da programação também pode ser acompanhada on-line.  

O evento "Março: mês da mulher" é organizado pelo programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), da Seplag-MG, e será aberto pela secretária Luísa Barreto. A titular da pasta lembra que a data não é apenas comemorativa e deve resultar, de fato, em esforços e em compromisso para garantir os direitos das mulheres. 

"O Dia da Mulher é muito importante para que a gente possa parabenizar, reconhecer a força e a importância das mulheres na sociedade. Mas é, também, um momento para a reflexão sobre a necessidade de termos mais mulheres em papeis relevantes e de construirmos uma sociedade que, de fato, permita às mulheres serem quem elas desejam ser. Por isso, o Governo de Minas trabalha para oportunizar mais espaço a todas as mulheres do estado", destaca a secretária de Planejamento e Gestão. 

Enfrentamento à violência 

Na quarta-feira, as participantes acompanham o ciclo de palestras "Prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher: a informação pode ser o melhor caminho", no Auditório JK das 14h às 17h. A programação do dia 8/3 também será transmitida on-line, neste link

Para conversar sobre o tema, as convidadas são a psicóloga e coordenadora do Setor de Promoção da Saúde do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Priscilla Durães Bicalho, a advogada e superintendente de Políticas de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Flávia Cristina Silva Mendes, e a psicóloga e gerente do Centro Risoleta Neves de Atendimento às Mulheres (Cerna) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Cláudia Natividade. 

A subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag-MG, Kênnya Kreppel, reforça que o assunto tem sido abordado há três anos nas atividades da pasta no Dia Internacional da Mulher, exatamente pela urgência em se combater a violência e as agressões. 

“A violência contra mulheres constitui-se em uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. Ela é estruturante da desigualdade de gênero, causando sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado. Acreditamos que a informação pode ser o melhor caminho para a prevenção, além do cuidado com a saúde e a valorização da vida”, aponta.

Sexualidade

O segundo dia de evento terá atividades práticas presenciais e, por isso, não será transmitido virtualmente, além de requerer inscrições prévias. A programação começa às 13h, com oficina de exercícios de fortalecimento da musculatura pélvica, ministrada pela fisioterapeuta do núcleo de Saúde Ocupacional da Seplag-MG, Erodiana Freitas Naves. Em seguida, a farmacêutica e educadora sexual Luana de Castro, idealizadora do blog Desbloqueio Feminino, fala sobre disfunções sexuais. Para participar, clique aqui.
 

Confira a programação completa:

8/3 (quarta-feira)

Ciclo de palestras "Prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher: a informação pode ser o melhor caminho"
14h às 17h | Auditório JK - Cidade Administrativa Transmissão: youtube.com/@desempenhoedesenvolvimento6392
● Abertura
● Como a violência psicológica interfere na saúde mental das mulheres
Com a psicóloga e coordenadora do Setor de Promoção da Saúde do Ipsemg, Priscilla Durães Bicalho
● Violência contra a mulher: mecanismos de prevenção e proteção
Com a advogada e superintendente de Políticas de Prevenção à Criminalidade da Sejusp, Flávia Cristina Silva Mendes
● Boas práticas no atendimento as mulheres em situação de violência
Com a psicóloga e gerente do Centro Risoleta Neves de Atendimento às Mulheres (Cerna) da Sedese, Cláudia Natividade
● Encerramento

9/3 (quinta-feira)

Sexualidade em debate
13h às 17h | Salas 6 e 7 do 3º andar do Prédio Minas - Cidade Administrativa
Inscrições: bit.ly/saudeocupacionalmg

● Oficina "Exercícios de fortalecimento da musculatura pélvica"
Com a fisioterapeuta do núcleo de Saúde Ocupacional da Seplag-MG, Erodiana Freitas Naves
● Palestra "Disfunções sexuais femininas"
Com a farmacêutica e educadora sexual Luana de Castro, idealizadora do blog Desbloqueio Feminino

As atividades deste dia serão divididas em duas turmas. Para participar, é necessário se inscrever previamente