Senagri mobiliza setor de insumos agrícolas, reunindo profissionais de defesa agropecuária de todo o país

  • ícone de compartilhamento

Discutir estratégias e ferramentas de controle dos insumos agrícolas utilizados no país e sua implementação de forma harmonizada, apresentando inovações tecnológicas do setor e do agronegócio brasileiro, bem como difundir ações estruturantes de controle, regulamentação e fiscalização no Brasil. Estes são os objetivos do Seminário Nacional sobre Insumos Agrícolas (Senagri 2023), de 13 a 15/6, no Minascentro, em Belo Horizonte (MG). 

Realizado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a estimativa de público é de 650 pessoas, reunindo profissionais dos órgãos federais e estaduais de defesa agropecuária, assistência técnica e pesquisa, além de professores e estudantes dos cursos ligados às ciências agrárias e distribuidores de máquinas, equipamentos, insumos e serviços para a agricultura. 

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora do evento, gerente de Defesa Sanitária Vegetal do IMA, Nataniel Nogueira, o Senagri será uma importante oportunidade para os participantes que virão de todas as unidades da federação trocarem experiências e saberes que possibilitem a execução das atividades de forma equivalente e harmônica nas cinco regiões geográficas do país, bem como discutirem os principais desafios e avanços da produtividade da agricultura do país.

“O evento espera congregar grande número de profissionais, empresários e lideranças do agronegócio brasileiro para realizar amplo debate sobre temas ligados à regulamentação dos insumos agrícolas no Brasil a fim de viabilizar o cumprimento de normas legais em todo o território nacional, de forma harmonizada”, disse. 

Serão realizadas simultaneamente diversas reuniões institucionais tais como o Encontro Nacional sobre Fiscalização de Agrotóxicos - Enfisa, Encontro Nacional sobre Sementes e Mudas - Enasem e o Encontro Nacional sobre Sanidade Vegetal – Ensave, Fonesa, Câmara de Agronomia do Crea-MG, além de minicursos.

Dentre os temas estão os adubos e fertilizantes, sustentabilidade agrícola, bioinsumos, máquinas e equipamentos, associativismo, cooperativismo, ensino, pesquisa, crédito e extensão rural, agrotóxicos, material propagativo, inovação digital na agricultura, além de outros assuntos correlatos distribuídos em 12 eixos temáticos e 50 palestras técnicas.

Também fazem parte da programação palestras e painéis técnicos que contarão com a participação de renomados professores, pesquisadores e diversos profissionais de prestigiadas universidades como UFLA, UFV, USP, Unesp e Esalq, de instituições de pesquisa e extensão rural como Embrapa, Epamig, IAC e Emater-MG e de defesa agropecuária, como o IMA. 

Promovido pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), as inscrições, bem como a programação e demais informações sobre o Senagri estão disponíveis em www.senagri2023.com e nos telefones (31) 99105-5767 e (31) 98865-1765.