Seminário debate estratégias para política de fertilizantes

  • ícone de compartilhamento

A política nacional de fertilizantes, estratégias de utilização, fontes alternativas e a conjuntura do mercado internacional deste insumo que é fundamental para o setor agropecuário nacional serão debatidos no XI Seminário de Políticas Públicas. Promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o evento virtual será realizado na terça-feira (29/3), e a transmissão pode ser acompanhada a partir das 9h, no canal da Seapa no Youtube.

Conjuntura internacional

Na avaliação da secretária Ana Valentini, o tema do seminário é muito oportuno e mais do que necessário diante do cenário de incertezas que envolve a guerra entre Rússia e Ucrânia, dois grandes países produtores de fertilizantes.

“O Brasil tem se firmado como um grande produtor mundial de alimentos e o setor agropecuário mineiro tem contribuído de forma significativa para este cenário. Mas, o país também tem uma grande dependência da importação de fertilizantes, um item fundamental para o desenvolvimento sustentável de todo o setor agropecuário”, afirma.

Os embargos econômicos impostos à Rússia, por exemplo, impõem dificuldades de disponibilidade, logística e preço, trazendo incertezas para todo o setor produtivo. O XI Seminário de Políticas Públicas vai reunir pesquisadores da Empresa Mineira de Pesquisa Agropecuária (Epamig) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o objetivo de apontar estratégias e alternativas para ajudar os produtores na tomada de decisões, baseadas em critérios técnicos e científicos.
Serviço
XI Seminário de Políticas Públicas – Fertilizantes: Política atual, estratégias de utilização e fontes alternativas
Dia: 29/3/2022 (quinta-feira)
Horário: 9h
Transmissãocanal da Seapa no Youtube 

Programação

9h20 – A nova política nacional de fertilizantes em tempos de crise mundial de preços e ofertas. Quais as saídas para o Brasil? – José Carlos Polidoro (pesquisador da Embrapa Solos)

9h45 – A construção da fertilidade do solo como pré-requisito ao uso eficiente de fertilizantes – Álvaro Vilela de Resende (pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo)

10h10 – Organominerais e Remineralizadores de Solo: O potencial de Minas Gerais – Sanzio Molica Vidigal (pesquisador da Epamig)

10h35 – Debate com palestrantes

12h – Encerramento