Semana Internacional do Café 2021 é marcada por diversidade regional, protagonismo feminino e abordagens sustentáveis

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A Semana Internacional do Café, encerrada em 12/11, cumpriu a proposta de “retomar, reencontrar, reconectar”. A retomada do formato presencial, no Expominas, em Belo Horizonte, ganhou o suporte de uma programação também digital. Robusta e transmitida direto do pavilhão, encurtou ainda mais a distância entre produtores, marcas, consumidores e as atualizações estratégicas de mercado, incluindo a diversidade de origem dos cafés brasileiros e das políticas sustentáveis no setor.

Edição 2021 em números

Cerca de 10 mil visitantes conferiram, seguindo todos os protocolos de prevenção à covid-19, as novidades de 105 marcas expositoras, que ocuparam o espaço físico de um pavilhão e meio.

Já na plataforma digital foram mais de seis mil acessos, garantindo um alcance global ainda maior, no total de 16 mil visitantes híbridos. Na parte de conteúdo, a programação contou com 70 apresentações e 113 palestrantes, incluindo especialistas, produtores, pesquisadores e empresas. Em relação aos negócios, as rodadas nacionais foram muito movimentadas e os números ainda estão sendo compilados.

Com realização da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Café Editora, Sebrae e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a SIC, novamente, atua para o desenvolvimento do agronegócio do café, alinhada às necessidades e movimentos que devem pautar o futuro da indústria.

Conteúdo estratégico e experiências

O Fórum da Cafeicultura Sustentável levantou assuntos como a aplicação de políticas ESG na prática do campo, a inclusão de medidas de redução de emissões na cadeia de suprimentos, cafeicultura orgânica e bioinsumos. Já o Auditório Central e a Streaming Room, as duas principais áreas de transmissão, receberam temas como turismo rural, diversidade de cafés da Amazônia e o nível de preocupação e exigência cada vez mais apurado dos consumidores.

Também relacionado às tendências do mundo do café, o MCO Summit 2021, iniciativa do Sebrae Minas, teve como tema o movimento das origens controladas e a busca pela diferenciação sustentável. Além disso, uma manhã inteira foi dedicada ao protagonismo e avanços fomentados pelo Encontro da Aliança Internacional das Mulheres (IWCA Brasil), que completou 10 anos.

Nos workshops realizados na Cafeteria Modelo, a mistura de teoria, prática e visão de mercado capacitou os participantes sobre cafés fermentados, leites vegetais e latte art, tipos diferentes de café e a importância dos aspectos sensoriais para a experiência de degustação. Ainda no campo prático, muita técnica e criatividade com nomes de referência no Barista Jam.

Na Torra Experience, o público conferiu, com especialistas,  práticas como a rotina da torrefação e primeiros passos e noções básicas de torra.

Prêmios

Comandada pela jornalista Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora, a SIC 2021 foi encerrada com a revelação dos melhores cafés do Brasil.

No Prêmio Coffee of The Year Brasil, o grande vencedor na categoria arábica foi Elmiro Alves do Nascimento da Fazenda Santiago, em Olegário Mariano (Cerrado Mineiro), com uma pontuação de 90,83 pontos. No segmento arábica fermentado, o primeiro lugar ficou com Sandra Lelis da Silva, do Sítio Caminho da Serra, de Araponga (Matas de Minas), que marcou 89,1 pontos. Na categoria canéfora, o primeiríssimo lugar ficou com o tricampeão Luiz Cláudio de Souza, do Sítio Grãos de Ouro, em Muqui (Sul do Espírito Santo), com 86,06 pontos. Em canéfora fermentada, o prêmio foi para Poliana Perrut de Lima, da Chácara Paraná, Novo Horizonte D´Oeste (Matas de Rondônia), com 84,63 pontos.

Confira a lista completa de todas as categorias e vencedores do Coffee of The Year e do 5º Cupping de Cafés Especiais do Programa ATEG Café + Forte em https://cutt.ly/yTbisBt.

Sobre a SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a SIC 100% Digital foi um grande sucesso. Teve 25 mil acessos, de 58 países e mais de 70 horas de conteúdo e 176 palestrantes com grande relevância no mercado nacional e internacional.