SEI permite criar processos, editar documentos e receber notificações

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Os servidores estaduais agora podem criar processos eletrônicos e editar documentos por meio do aplicativo do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Outras funcionalidades também estão disponíveis na nova versão da ferramenta para dispositivos móveis, como receber notificações.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store, com objetivo de facilitar o acesso dos usuários ao SEI e aperfeiçoar a interação dos servidores com processos administrativos eletrônicos.

A atualização da plataforma, lançada pelo Governo Federal, também traz melhorias na gestão de blocos de assinatura e blocos internos, possui novos filtros de pesquisa, gerenciamento de marcadores e proporciona mais usabilidade na assinatura de documentos. É necessário ler novamente o QR Code do aplicativo após a atualização, para se associar ao Sei!MG e sincronizar a conta.

Segundo o diretor central de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Fabrício Salum, o uso do app garante celeridade aos processos do Estado. “A facilitação do acesso reafirma a diretriz do Governo de Minas Gerais de desburocratizar processos, promover a transformação digital dos serviços públicos e otimizar custos”, afirma.

Economia

Atualmente, 70 órgãos do Estado utilizam o SEI, que já possui mais de 9,5 milhões de documentos em sua base de dados. A redução de material de escritório e de impressões em função da tramitação eletrônica de processos representa economia total de 60% entre 2017 e 2019.