Secult participa de encontro da Rede Juntos de Cultura

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, esteve em São Paulo para representar Minas Gerais no Encontro Rede Juntos de Cultura. O evento é um espaço para debater desafios da gestão cultural brasileira, boas práticas e a melhoria dos serviços, com participação de gestores públicos municipais e estaduais.

Na ocasião, Matte participou da mesa “Modelos de Gestão de Cultura”, na qual apresentou as ações promovidas pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Um dos destaques foi o trabalho de exploração do potencial da cultura e do turismo como ativos para estimular a diversificação da matriz econômica de Minas Gerais e a consequente recuperação da economia no estado.

O secretário ressaltou, ainda, o papel da cultura e do turismo no fomento ao desenvolvimento econômico dos estados e do país. “O modelo de financiamento que queremos para a cultura, o turismo e o patrimônio é misto. Não podemos nos esquecer que, além do investimento do Estado e da iniciativa privada, a participação da sociedade civil é fundamental”, afirmou.

O encontro dessa quarta-feira (9/10) foi organizado pela Comunitas, organização da sociedade civil que possui como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país.

Também participaram da mesa o moderador Eduardo Wolf, o secretário de Cultura de São Paulo Sérgio Sá Leitão, o secretário de Cultura de Salvador, Claudio Tinoco, e o diretor-executivo da Fundação Osesp, Marcelo Lopes.