Secult lança guia de indicadores sobre relatórios do Observatório do Turismo

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio de sua instância de pesquisa vinculada, o Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG), lançou o Guia de Indicadores do Turismo. A iniciativa busca explicar os principais termos técnicos e conceitos usados em levantamentos, indicadores e fontes de informações.

O documento também traz nomenclaturas mais utilizadas, como taxa de ocupação hoteleira, fluxo aéreo de passageiros, cadastro no Cadastur, entre outros. O guia ainda apresenta diversos links para acessar o conteúdo de cada indicador no site do observatório.

Contextualização

São considerados indicadores de turismo aqueles que possuem monitoramento constante e série histórica bem definida. A coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Estatística do OTMG, Julia Boroni explica que o material foi criado a partir da percepção de que alguns conceitos relacionados a informações que o núcleo produzia não eram familiares para parte das pessoas. 

“A ideia foi produzir um material de fácil leitura que abordasse essas definições e explicasse brevemente a finalidade dos indicadores e como utilizá-los. Ele ficará sempre disponível e poderá ser consultado com frequência. Assim, pretendemos contribuir para o uso inteligente da informação na gestão do turismo”, afirma.

A partir do guia, os balanços podem ser interpretados mais facilmente por municípios, Instâncias de Governança Regionais (IGRs), estudantes, e a população em geral. Com isso, é possível tirar eventuais dúvidas na hora de elaborar ou monitorar um indicador, contribuindo para a qualidade da gestão.

Clique aqui para acessar o guia.