Secretário de Cultura e Turismo anuncia mudanças nos espaços culturais

  • ícone de compartilhamento

Na primeira semana em que assumiu formalmente as pastas de Cultura e Turismo de Minas Gerais, o secretário Marcelo Landi Matte anunciou mudanças no modelo de cessão de ingressos dos equipamentos culturais do estado. Segundo ele, não haverá mais reserva de convites para autoridades nos eventos culturais e os camarotes serão colocados à venda ou distribuídos de acordo com a conveniência dos produtores. O objetivo é aumentar a receita das instituições e torná-las mais sustentáveis economicamente.

Matte também afirmou que fará uma revisão de alguns contratos de cessão de equipamentos culturais do Estado, buscando formas de aumentar a receita das instituições. O secretário disse ainda que será analisado um novo modelo de captação de verbas para a Cultura de forma geral, com objetivo de viabilizar um maior número de projetos. Ele ressaltou seu objetivo de fortalecer a Lei de Incentivo à Cultura e o Fundo Estadual de Cultura, para que novos projetos possam ser desenvolvidos em diversos municípios. 

Turismo

Em visita à Fundação Clóvis Salgado (FCS), Marcelo Matte afirmou que irá buscar verbas federais para viabilizar a execução de obras emergenciais no Palácio das Artes, mais especificamente para a reforma do ar condicionado e da subestação de energia do espaço.

Na segunda-feira (18/2), o secretário recebeu o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, com quem iniciou uma conversa sobre repasse de verbas. Matte apresentou ao ministro um projeto de implementação de uma linha férrea turística de ligação do Museu de Artes e Ofícios ao Inhotim.

Sobre a fusão das pastas de Cultura e Turismo, que será feita a partir da aprovação do projeto de Reforma Administrativa, Marcelo Matte ressaltou a forte ligação entre as duas áreas. “A cultura e o turismo têm uma forte simbiose e juntas são capazes e fomentar a economia, trazendo novos negócios e parceiros para as diversas regiões e municípios do estado e gerando mudanças sociais significativas nas comunidades”, disse.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação - Cultura e Turismo
(31) 3915-9530 / (31) 3915-2655 / (31) 3915-2692 / (31) 3915-2685