Secretaria de Saúde apresenta painel premiado sobre violência contra a mulher

O painel “Olhares sobre a Violência Contra as Mulheres”, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), será apresentado em sessão aberta dos cases premiados do Desafio 8M, nesta quarta-feira (5/7), às 19h, no espaço A Casa Elza, em Belo Horizonte, em evento presencial aberto ao público e com transmissão on-line.

Desenvolvido pela equipe da SES-MG, o painel foi vencedor como a melhor solução ao Desafio 8M - Uso de Dados Abertos sobre Violência contra a Mulher em Minas Gerais, promovido pela organização A Casa Elza em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e com a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG).

A ferramenta digital reúne dados de saúde retirados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e de registros estatísticos da Polícia Civil. Os dados foram estruturados em 19 abas de fácil compreensão e nas quais é possível acessar gráficos e mapas sobre características das mulheres vítimas de violência, tipos de violência, local e ano da ocorrência.

No evento desta quarta-feira, a diretora de Vigilância de Condições Crônicas da SES-MG, Ana Paula Mendes Carvalho, que esteve à frente da equipe que elaborou o painel, vai falar sobre o desenvolvimento da ferramenta e participar de uma roda de conversa sobre os caminhos de aprimoramento de cada trabalho vencedor. Também participam da discussão integrantes da comissão julgadora, membros da comunidade acadêmica e terceiro setor.

Serviço

Sessão aberta de apresentação dos cases premiados do Desafio 8M – painel “Olhares sobre a Violência Contra as Mulheres”, da Secretaria de Estado de Saúde

Data: 5/7/2023 (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: A Casa Elza (Rua Januária, 411 A, bairro Floresta, Belo Horizonte, MG)

Inscrições: A sessão será de forma presencial e, também, transmissão on-line. Os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente por meio deste link.