Projeto do Servas oferece 120 vagas em curso para gestantes em situação de vulnerabilidade social

  • ícone de compartilhamento

O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com a Drogaria Araujo, vai realizar nesta quinta-feira (10/8) a nona edição do Carinho de Mãe, curso para gestantes em vulnerabilidade social, no Centro Mineiro de Reaproveitamento de Referência em Resíduos (CMRR), à avenida Belém, 40, bairro Esplanada. O curso é gratuito. As inscrições podem ser feitas pelo telefone do Servas (3349-2400) ou pelo WhatsApp (97304-0253). São disponibilizadas 120 vagas.

A presidente do Servas, Carolina Pimentel, entende que “oferecer informação durante a gestação é o primeiro passo para a cidadania”. É nesse período que o apoio e a orientação corretos são essenciais. Mas nem todas as mulheres têm acesso a essas informações. Por isso, ela idealizou o Carinho de Mãe.

“Toda mulher grávida tem o direito de receber orientações sobre a gestação, de esclarecer dúvidas com especialistas e trocar ideias com outras gestantes sobre essa fase tão delicada na vida de todas nós que esperamos um filho. Mas, infelizmente, a dura realidade e a falta de recursos não permite que isso ocorra”, esclarece.

Serão ministradas palestras sobre cuidados durante a gestação e com o recém-nascido, zika vírus na gravidez, cuidados e prevenção, importância da vacinação de crianças e do teste do pezinho, entre outros temas.

As gestantes também serão orientadas sobre a importância da participação efetiva no atendimento ao recém-nascido, sobre a importância do exame do pezinho, do teste do reflexo vermelho, da triagem auditiva neonatal e do calendário de vacinação.

“Outros pontos a serem trabalhados serão o incentivo ao aleitamento materno e repasse de informações que permitam aos pais a efetivação de suas responsabilidades e direitos sociais”, acrescenta Carolina Pimentel.

As palestras serão feitas por profissionais especializados e com vasta experiência no atendimento a grávidas e recém-nascidos. Já estão marcados outros dois cursos: dia 22 de agosto, no Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, no Bairro Floramar. E no dia 5 de setembro, na Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh), em Vespasiano. Também estão previstos cursos para o Vale do Aço e Sul de Minas.

Serviço:

Quando: dia 10 de agosto, das 8h às 16h30

Onde: CMRR (Avenida Belém, 40, bairro Esplanada)

Vagas: 120